terça-feira, 2 de março de 2010

Bufaria ou Jornalismo de Investigação ?

Autor de blogue procurado pela PJ e Interpol é quadro das Finanças por por Paulo Pinto Mascarenhas no Jornal "i"
O blogue chama-se O Jumento, nome que um autor anónimo utiliza para publicar os seus textos. Depois de uma queixa do antigo director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, por alegadas fugas de informação provenientes do interior da máquina fiscal, o autor do Jumento foi investigado pela Polícia Judiciária e, depois, pela Interpol. Não conseguiram desvendar a identidade e a queixa foi arquivada. Mas o i encontrou o autor: chama-se Victor Sancho e é um quadro superior da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, do Ministério das Finanças. Convenhamos que O Jumento não é um dos meus preferidos na blogosfera, nem sequer se aproxima do "meu" politicamento correcto. Mas, mas entre escritos e escutas anónimas, esta noticia mostra o caminho que o País está a seguir e que aos mais velhos lembra os tempos do Estado Novo. Na altura, estávamos em dita dura, isto chamava-se Bufaria. Agora, em democracia e novas oportunidades, terá o nome de "serviço público"?
É um caminho que eu não quero partilhar porque me indica o fim deste regime que um dia pensei legar aos meus filhos e netos.