A Fundação Francisco Manuel dos Santos, presidida pelo investigador António Barreto, lança na terça feira a base de dados Pordata, que promete revolucionar a forma como os portugueses têm acesso aos dados estatísticos sobre o país dos últimos cinquenta anos.
A Pordata é o primeiro projeto público da fundação e coloca à disposição do público, de forma gratuita, uma base de dados estatísticos com o objetivo de divulgar factos para concretizar opiniões e apoiar teorias sobre os grandes temas políticos, sociais e culturais em Portugal as últimas décadas.
A Fundação Francisco Manuel dos Santos foi criada a 16 de fevereiro de 2009 pela família de Alexandre Soares dos Santos, que controla o grupo de distribuição Jerónimo Martins, dono, entre outros, dos supermercados Pingo Doce. JC
Aqui temos um bom exemplo de Fundação que não beneficia de "subsidios" governamentais ou autarquicos, isto é, não usa o dinheiro dos nossos impostos.
Já agora, que vai ser "aprovado" o OGE, era interessante saber quanto é que o Governo vai distribuir por essas afundações que recebem muito e não produzem nada.