Sócrates promete acesso à Internet em banda larga a todos os portugueses
O Governo vai apostar nas Redes de Nova Geração (RNG) de maneira a permitir o acesso à Internet em banda larga, com capacidade de “pelo menos 100 megabites”, para “todos os portugueses”. A promessa foi hoje feita pelo primeiro-ministro, durante a inauguração da “Mostra Portugal Tecnológico”.
Para conseguir atingir esta meta, José Sócrates afirmou que o Governo vai reunir-se com operadores de telecomunicações, para que no próximo ano se concretize “um elevado investimento nas redes de nova geração” e haja “condições para que todos os portugueses tenham acesso à Internet".
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, precisou, em declarações à Lusa, que o Governo está a preparar a “legislação para a abertura das condutas" e “um plano de investimentos que seja concretizado em 2009". 18.11.2008 - 20h10 Lusa, :, Cláudia Lomba
a jornalista foi na conversa, mas eu pensei:
E onde é que eu já ouvi isto!
Debate mensal: Educação Data: 11 de Dezembro de 2007
… nas escolas e concretizámos o programa de disseminação de computadores e acesso à Internet em banda larga, de que já beneficiaram, até hoje, 58 000 professores, alunos e formandos das Novas Oportunidades.
Em segundo lugar, são também evidentes as melhorias nas condições de trabalho e carreira dos professores. Uma velha aspiração da classe, a estabilidade na colocação, foi cumprida: agora, os professores são colocados nas escolas por três anos. A revisão do seu estatuto …
Debate mensal: Plano Tecnológico nos serviços públicos Data: 21 de Setembro de 2007
… gratuito ao «Diário da República». Em dois anos, aumentou em 50% a taxa de penetração da banda larga; e todos os alunos que iniciam o ensino secundário, todos os professores e os formandos das Novas Oportunidades dispõem de ligações em banda larga e de computadores portáteis a preços muito reduzidos.Quanto às empresas, o fim da obrigatoriedade das certidões negativas do fisco e segurança social, o fim das escrituras obrigatórias, a informação empresarial simplificada, …
Primeiro-Ministro no debate sobre o Estado da Nação Data: 20 de Julho de 2007
… de utilizadores da Internet, os serviços públicos “on-line” ou a taxa de penetração da banda larga. Modernizamos o País quando reformamos o sistema de governo das instituições de ensino superior. E, também, tenho orgulho em dizê-lo, modernizamos o País quando estabelecemos a paridade nas listas eleitorais e quando despenalizamos a interrupção voluntária da gravidez até às dez semanas para combater a vergonha do aborto clandestino!
3. Uma agenda reformista, com …
Debate mensal: Acesso às Tecnologias de Informação e Competitividade Data: 31 de Maio de 2007
… em formação – não só o acesso a um computador, mas também o acesso à Internet de banda larga, com preços significativamente reduzidos por forma a melhorar a acessibilidade.2. Programa
A verdade é que em Portugal 57% dos agregados familiares ainda não têm computador ou, tendo, não estão ligados em banda larga. É justamente aqui que temos que actuar, por um lado, para garantir a todos os portugueses, o acesso aos benefícios da Sociedade da Informação, e, por …
Debate mensal: Reforma do sistema de Segurança Interna e das Forças de Segurança Data: 28 de Fevereiro de 2007
… de Junho, uma proposta de uma nova Lei da Segurança Interna, que espero seja motivo de consenso alargado entre as diferentes forças políticas. A nova Lei, desde logo, assentará num conceito estratégico de segurança adequado ao nosso tempo: um conceito mais amplo que seja capaz de integrar, por um lado, a acção de prevenção e a resposta necessária e, por outro lado, enfrente quer os riscos resultantes da criminalidade e da nova ameaça do terrorismo internacional quer os riscos …
Debate sobre o Estado da Nação Data: 12 de Julho de 2006
… criámos benefícios fiscais para a compra de computadores, concluímos a expansão da banda larga a todo o território nacional e reforçámos os incentivos à modernização tecnológica e à inovação nas empresas.
A conclusão é clara: Portugal está agora a dar passos concretos para que a economia portuguesa possa vir a ter no futuro melhores condições de sucesso face ás exigências cada vez maiores da economia global.
4. A aposta decisiva: a qualificação dos …
Debate mensal: «Um Compromisso com a Ciência para o Futuro de Portugal» Data: 29 de Março de 2006
… a internacionalização das Universidades portuguesas; promovemos a generalização do acesso à banda larga e concedemos significativos benefícios fiscais para a aquisição de computadores. E isto já para não falar do relançamento do Programa Ciência Viva ou do pagamento de 30 milhões de Euros de quotas em atraso aos organismos científicos internacionais, situação que, de forma lamentável, envergonhava o nome de Portugal e desprestigiava a comunidade científica portuguesa.
3. …
PM no «Microsoft Government Leaders Forum» Data: 1 de Fevereiro de 2006
… em investimento público nessa área.
* O Programa Ligar Portugal, que visa massificar o uso da Banda Larga, duplicar o número de utilizadores regulares de Internet - que deverão ultrapassar os 60% da população em 2010 - e expandir o uso da Internet a toda actividade económica. No âmbito deste programa está desde ontem concretizado o objectivo de ter todas as escolas do sistema público ligadas em Banda Larga.
Last but not the least, o eixo da Inovação. As políticas públicas de …
Abertura do debate do Orçamento do Estado para 2006 Data: 9 de Novembro de 2005
… concedido em termos fiscais para o acesso dos jovens e das famílias portuguesas à Internet em banda larga, com todo o impacto que tal medida tem na modernização do País e no crescimento económico. Com este Orçamento, apoiamos a modernização e a inovação nas empresas, a começar por aquelas que podem triunfar nos sectores orientados para a exportação e que são absolutamente vitais para o futuro da economia portuguesa.Em quarto lugar, este é, igualmente, um Orçamento …
Debate sobre o Estado da Nação Data: 7 de Julho de 2005
… registais, os sistemas de informação na saúde, o programa para a generalização do acesso à banda larga ou o desenvolvimento de centros de apoio à inovação tecnológica e empresarial.Este é um Programa moderno, voltado para o futuro e que fornece à comunidade empresarial uma referência estável e previsível das opções e dos compromissos para os próximos quatro anos.
Mas não quero fugir ao debate sobre duas infra-estruturas que considero fundamentais e estratégicas para …
in
http://tubaraoesquilo.pt/jose-socrates-discurso-directo/index.php?s=banda+larga