Hoje relembrei o dia, fez 41 anos, em debaixo de uma chuva miudinha – de molha-tolos, chamava-se – entrei na EPI em Mafra, para, de pá ao ombro, de imediato sair para tentar minorar os efeitos que a desenfreada construção á pato-bravo fez incrementar nas grandes cheias de 25 para 26 de Novembro de 1967. Vivíamos na Grande Noite Escura e apenas aqueles que por lá andaram tiveram consciência do acontecido!
Escrevi neste blog:
“pouco mudou nestes 41 anos ou talvez não ... os ricos são mais e mais ricos e os pobres são muitos mais e mais pobres!
mas aos 3 F’s do Estado Novo acrescentámos o T das telenovelas e tudo aquilo que Orwell vaticinou em 1984 e no Pig’s Farm... mas para que não o leiam inventámos uma “ministra” que ordenou a iliteracia, senão até o analfabetismo!”
Depois fui ao Gaivota Maria e descobri que afinal estava enganado. Pior que as cheias, os 3F’s e o T, é a Nova Grande Noite Escura.
Como é que é possível pedir ás novas gentes que entendam a Mensagem.
Realmente Pessoa tinha razão, talvez por pertencer aos poucos iluminados que tem a capacidade de prever o futuro.
Gaivota Maria ajudou-me a perceber melhor o sarilho em que estamos metidos, termino com as suas palavras:
“"Cumpriu-se o mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal"
E do profético saltei para o da constatação. Pensemos nas últimas semana! Que Portugal temos hoje? Que Portugal vamos deixar para as gerações futuras? ...
Que assim o façam também os nossos actuais "pequenos" governantes” in constatação...muito triste Gaivota Maria Blogspot.