domingo, 31 de janeiro de 2010

Pelas minhas contas foram só cinquenta

Começa hoje a ser comemorado o Centenário da Republica e consta que irá durar até Agosto de 2011...
Cem Anos?
Desde o 25 do Abril que sou informado á exaustão, entre muitos outros sábios, quer pelo venerando ex-Presidente da Republica, quer por um brilhante deputado-professor, que o tempo entre 1926 e 1974 não pode ser considerado “Republica”. É sabido também que alguns historiógrafos não se entendem quanto á denominação republica a atribuir ao ano em que tivemos o presidente-rei Sidónio Pais. Vêm agora comemorar os Cem anos da Republica?
Estou baralhado...
Pelas minhas contas foram só cinquenta.
No dia 31 de Janeiro de 1891, que hoje se comemora na cidade do Porto, registou-se um levantamento militar contra as cedências do Governo e da Coroa ao Ultimato Britânico de 1890 por causa do Mapa Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique.

2 comentários:

Gaivota Maria disse...

Muito me admira que a Câmara cá da terra não tenha participado nesta sessão de revivalismo histórico. É que os revoltosos estiveram presos em barcos no nosso anteporto e aí foram julgados. São interessantíssimas as notícias dos jornais locais de então sobre isso. Pensando bem aqui está um assunto para eu fazer um trabalho

Anónimo disse...

Nada como um bom almoço bem acompanhado(*) para ajudar a feitura de um excelente post...

C.R

(por um Rosé bem fresco!)