terça-feira, 9 de abril de 2013

juros a acrescentar à divida…uma cópia de 2011

para quem está mais esquecido sugiro que verifique a informação dos mercados na semana anterior ao pedido de resgate pelo governo do agora comentador Sousa.

O PSI20 encerrou a valorizar 2,78% para 5.712,88 pontos.
A banca nacional está a comprar divida soberana portuguesa no mercado secundário para evitar a subida dos juros.
Portugal vai colocar mais de 5 mil milhões de euros em dívida pública com o primeiro leilão marcado para 17 de Abril.
O financiamento dos bancos portugueses junto do Banco Central Europeu caiu 1.715 milhões de euros em Março, mantendo a tendência de redução dos últimos meses.
O défice comercial de Portugal registou uma redução de 29% entre Dezembro de 2012 e Fevereiro de 2013 face ao mesmo período do ano anterior.
O Sistema de Informação Schengen de 2ª Geração entrou em vigor em Portugal que assim se torna o primeiro país membro da União Europeia a utilizar tecnologia de ponta aplicada na prevenção e na luta contra a criminalidade.
A Standard & Poor's afirma que a reprovação do Tribunal Constitucional a quatro normas orçamentais não terá efeitos imediatos no 'rating' português.
As empresas do Parque Industrial da Autoeuropa poderão eliminar 500 postos de trabalho até ao final do ano, se não houver uma melhoria no mercado automóvel
O crédito concedido às famílias e empresas caiu mais de 14 mil milhões de euros entre Fevereiro deste ano e o mesmo mês de 2012.
O crédito malparado na banca, a maior parte referente a empréstimos concedidos a empresas, continuou a subir em Fevereiro e ultrapassou os 16 mil milhões de euros.
As exportações de bens caíram 4,4% em Fevereiro, face ao mês anterior, devido sobretudo a uma queda nas vendas de Portugal para países da União Europeia.
Segundo a Reuters, a Troika e o FEEF recomendam que Portugal consiga uma extensão de sete anos para o prazo de pagamento do empréstimo cedido.
O Governo pretende avançar com a fusão operacional do grupo Transtejo com o Metro de Lisboa e Carris, que foram fundidas em 2012 e mantém o calendário para a concretização da privatização dos CTT para o final do ano.
Um despacho determina a partir de hoje a proibição de realização de despesas sem a sua prévia autorização do ministério das finanças. (o PS está contra)
As empresas públicas de transportes empregavam no final de Março menos 2.614 pessoas do que em Dezembro de 2010.
O Governo da região espanhola da Andaluzia aprovou hoje um decreto-lei que inclui sanções até 9.000 euros para bancos e imobiliárias que não aluguem casas cujos inquilinos foram despejados por não as conseguirem pagar.
A Comissão Europeia reafirmou hoje o seu apoio ao plano do Governo italiano para acelerar o pagamento de dívida acumulada pela administração pública.
A Eslovénia colocou hoje no mercado 56 milhões de euros em dívida de curto prazo, quando pretendia encaixar 100 milhões de euros, gerando receios de que o país seja o próximo a recorrer à assistência financeira da União Europeia.
O défice orçamental da Grécia atingiu 9,5% do PIB em 2012 e deverá aumentar para 15,2% este ano.
O Brasil tornou secretos os documentos relativos aos financiamentos aos Governos de Angola e Cuba, porque poderiam revelar "os reais interesses do Governo brasileiro nesses negócios”