Embora os alunos estivessem de férias, J. S. Pinto de Sousa deslocou-se ao Porto e á Escola Secundária Aurélia de Sousa onde apresentou o projecto de dinamização do Parque Escolar que tem como objectivo requalificar todas as escolas degradadas do país, informando que o governo decidiu antecipar a recuperação de cem escolas secundárias para dinamizar a economia.
Para J.S. Pinto de Sousa, o programa vem dar «oportunidades de emprego a portugueses que se queiram empregar, mas também possa dar oportunidade de emprego e de actividade a muitas pequenas e médias empresas um pouco espalhadas por todo o país».
Referindo-se à escola que visitava, no 4º mês do 9º ano do século 21, o presidente do conselho de ministros disse que «entrando nesta escola percebemos que nós estamos aqui a fazer uma escola do século XXI» e também que «Não queremos que a escola seja o último sítio a modernizar. Nós queremos que a escola esteja na linha da frente da modernidade tecnológica».
Ficámos a saber que recuperação da escola Aurélio de Sousa custou ao Estado 8,5 milhões de euros que a terceira fase de Modernização do Parque Escolar está a decorrer com um orçamento de 1200 milhões de euros.
De seguida foi visitar a Escola Secundária Carolina Michaelis, inaugurar o novo pavilhão desportivo Rodrigues de Freitas e o auditório do Conservatório de Música do Porto.
Comparar com a noticia do Público em 21Fev2009: aqui!