sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Quem é que quer destruir o SNS?

A situação financeira do Serviço Nacional de Saúde pode ser ainda mais grave do que o ministro das Finanças admitiu em Outubro passado. Mais do que os 500 milhões de derrapagem em relação ao que foi orçamentado para 2011 e que Teixeira dos Santos descobriu, as contas provisórias do final do ano feitas pelo próprio Ministério da Saúde apontam para um défice acumulado que pode chegar aos dois mil milhões de euros. Segundo o SOL apurou, estes valores já são do conhecimento do secretário de Estado adjunto da Saúde, Óscar Gaspar, mas ainda não foram remetidos às Finanças. O secretário de Estado quererá garantir que estes números são mesmo irreversíveis, antes de lançar a bomba sobre o ministro das Finanças. Por isso, continuam fechados a sete chaves.
Os dois mil milhões de euros do “buraco” serão o valor do défice acumulado em 2010 (o saldo do exercício deste ano mais as dívidas de anos anteriores). Em 2009, o défice acumulado atingira os 600 milhões de euros e em Setembro de 2010 a derrapagem já ultrapassava os 500 milhões, aumentando o défice acumulado para mais de mil milhões de euros. Três meses depois será bastante maior! Quem é que quer destruir o SNS? Quem é?
A ministra da Saúde acaba de negar que o défice acumulado do Serviço Nacional de Saúde ascenda a dois mil milhões de euros ou a um valor aproximado, mas sem indicar valores e acrescentou que a dívida, para ser consolidada, «terá de ser no final do ano». tsf
...a ver vamos