sexta-feira, 2 de novembro de 2012

juros a acrescentar à divida... a aumentar entre a “rejeição do OE” e a “refundação do Memorando”

o PSI-20 fechou a subir 0,12%, para 5.383,84 pontos.
O Governo pretende forçar os serviços públicos a poupar cerca de 600 milhões de euros no próximo ano, através de um aumento da contribuição de todos os organismos para a CGA, a qual não será compensada pelo Orçamento do Estado, afirma o Jornal de Negócios
A ministra da Justiça admite estar previsto um corte de 500 milhões de euros na área da segurança, montante será repartido entre os ministérios da Justiça, Administração Interna e Defesa.
18 trabalhadores da Lusa abandonaram a agência de notícias no âmbito do programa de rescisões por mútuo acordo.
A empresa de calçado Topikrelevo vai criar mais 60 postos de trabalho em Celorico de Basto, a partir de Janeiro de 2013.
A contribuição extraordinária de solidariedade, que em 2013 vai ser cobrada a 8,5% dos pensionistas com mais de 1.350 euros brutos por mês, apanha 195 mil pensionistas e 77 mil reformados.
Os juros implícitos na dívida pública portuguesa negociada no mercado secundário estão a subir na generalidade dos prazos e a taxa implícita na dívida a 10 anos já sobe há nove sessões consecutivas.
Nos primeiros seis meses do ano foram realizadas 7,1 milhões de viagens turísticas, um acréscimo de 13,4% face ao mesmo período de 2011.
Segundo os dados divulgados pelo Banco Central Europeu, as famílias portuguesas levantaram 725 milhões de euros dos seus depósitos a prazo em Setembro, Trata-se da maior retirada mensal desde Maio de 2009, afirma o Económico.
Nos primeiros nove meses de 2012, as duas televisões privadas perderam 26 milhões de euros, 17%, em receitas publicitárias, face a igual período de 2011.
Entre Abril e Junho deste ano, os pedidos de falência aos tribunais dispararam 57% face a período homólogo. Os das famílias atingiram um peso de 41,9% enquanto os das empresas desceram para 35,8%.
O número de desempregados que anulou a inscrição nos centros de emprego para emigrar entre Janeiro e Setembro subiu para 45,4% face a igual período do ano passado.
Segundo o BCE, a taxa oferecida pelos bancos nos depósitos a prazo voltou a cair em Setembro, para 2,60%, ficando abaixo da média praticada pelas restantes instituições financeiras da Zona Euro.
A agência de "rating" Fitch afirma que a via aberta pelo BES poderá ser particularmente útil para a CGD e BCP, "que são os mais dependentes do financiamento do BCE".
O preço do gasóleo deve descercerca de um cêntimo e o da gasolina ficar inalterado na próxima semana.

O Brent do Mar do Norte referência para Portugal, desvalorizou 0,29% para 107,86 dólares o barril.
 
A actividade industrial na Zona Euro em Outubro recuou pelo 15.º mês consecutivo e o da Alemanha, retrocedeu pelo oitavo mês sucessivo.
O mercado automóvel da Europa Ocidental manteve a tendência de queda acentuada, recuando aos níveis registados há 20 anos,
Dívida pública grega, que deve atingir os 189.1% do Produto Interno Bruto em 2013, voltará aos valores de antes do perdão de dívida dos privados.