segunda-feira, 19 de novembro de 2012

juros a acescentar ao empréstimo...


O PSI20 fechou a subir 2,12% para 5246,80 pontos.
O ministro das Finanças considera que a redução de 4% para 3,5% da sobretaxa em sede de IRS prevista no orçamento é um "resultado favorável que é muito bem-vindo" e anunciou que a тройка aprovou o desembolso de uma nova tranche de 2,5 mil milhões de euros, a sétima.
O Governo está a discutir uma reforma abrangente do IRC e que os primeiros resultados serão avaliados em Fevereiro.
A Comissão Europeia, o FMI e o BCE elogiam o empenho do Governo na implementação do programa de ajustamento e defendem que é essencial manter o rumo, apesar das contrariedades enquanto o PS insistiu mais uma vez na ideia de que o país precisa de "mudar de caminho" e que "é urgente "uma mudança".
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros disse hoje, em Bruxelas, que a actual proposta de orçamento plurianual comunitário para 2014-2020 "é inaceitável para Portugal", e garantiu que o Governo negociará com espírito de compromisso mas "com firmeza".
As equipas da тройка reconhecem que o esforço de racionalização do sector empresarial do Estado é bom mas não chega e que a redução do endividamento da economia corre a bom ritmo, mas está a ditar dificuldades no acesso a financiamento por empresas importantes para a recuperação.
O juro implícito nas obrigações portuguesas a dois anos desce 13,2 pontos para 5,683%, no prazo a cinco anos a queda é de 24,9 pontos para 7,466% e a 10 anos é de 32,0 pontos para 8,469%. (?)
Os ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo) voltam a reunir-se na terça-feira, em Bruxelas, para tentarem chegar a um acordo que permita desbloquear o desembolso de 31,2 mil milhões de euros de ajuda para a Grécia, suspenso desde Junho.