Ben Self fundador da Blue State Digital e Dan Thain consultor sénior de estratégia desta organização, responsáveis pela campanha on-line de Barack Obama estarão dia 30, a convite do PS, numa conferência no Pavilhão de Portugal.
Nos EUA, o uso de redes sociais (Twitter, Facebook, etc.) foram fundamentais para Barack Obama conseguir vencer a campanha presidencial e, sobretudo, vencer Hillary Clinton nas primárias dos Democratas.
Aquelas novas tecnologias permitiram ao candidato B.H. Obama, não só articular, organizar e mobilizar as suas redes de apoiantes como, sobretudo, angariar milhões de dólares em fundos, que lhe permitiram manter a sua campanha a funcionar
A campanha de Obama foi a mais cara de sempre, apesar da média dos donativos rondar apenas os cem dólares/per capita
Em Portugal a lei que os aumentava os financiamentos privados foi vetada pelo Presidente da República e o Parlamento não a voltou a agendar nem isso acontecerá nesta legislatura.
Os Partidos e candidatos têm multiplicado o uso de sites, mas apenas, até à data, como plataformas declarativas e não interactivas...e espera-se que assim continue!
Uma estranha informação para a qual não consegui encontrar sentido é veiculada pela nossa p.m. Comunicação Social que refere que a empresa americana está a tentar entrar em Portugal, através do PS, para, partindo daqui, aceder depois ao mercado brasileiro, quando, curiosamente, uma pequena pesquisa na Internet mostraria que Ben Self realizou palestras no Brasil, a 17 e 20 de Maio em S. Paulo e Porto Alegre o que pode ser confirmado aqui. Informação mais completa (?) no DN