sexta-feira, 5 de junho de 2009

mortos a tiro em Bissau...

Um antigo primeiro-ministro, Faustino Imbali, o ministro da Administração Territorial em funções e candidato presidencial, Baciro Dabó, e um antigo ministro da Defesa, Hélder Proença, foram hoje mortos a tiro, acusados pelo Governo de envolvimento numa “tentativa de golpe de Estado”. Foram igualmente mortos um segurança e um motorista. As informações sobre os contornos da situação são ainda escassas.
O primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, está ausente do país, em visita privada a Portugal.
As primeiras informações davam conta apenas da morte de Baciro Dabó, ministro da Administração Territorial, um aliado do antigo Presidente Nino Vieira, morto em Março. Membro do partido histórico PAIGC apresentava-se como independente às eleições presidenciais marcada para 28 de Junho.
Testemunhos avançados às agências noticiosas falavam em nuam situação em que atiradores, que envergavam uniformes militares, teriam forçado a entrada da casa do candidato, pelas 4 horas da madrugada. O chefe de segurança de Dabó, de 50 anos, disse que o antigo ministro foi alvejado várias vezes e que os atiradores continuam por identificar.
Mais tarde foi noticiada morte do antigo ministro da Defesa Hélder Proença, apresentado como o “presumível responsável” de uma “tentativa de golpe de Estado”. Proença foi morto por “elementos da segurança”, anunciou o ministério do Interior. Pouco antes do anúncio, o ministério do Interior tinha denunciado uma “tentativa de golpe de Estado”. O ex-ministro da Defesa terá sido morto durante uma troca de tiros entre uma força que o ia prender e elementos da sua própria segurança” quando seguia de carro. Também o seu motorista e um segurança foram abatidos. A última vítima conhecida é o antigo primeiro-ministro Faustino Imbali que, segundo fonte hospitalar, foi abatido a tiro em Bissau. Segundo fontes próximas de Imbali, militares deslocaram-se hoje de manhã à residência do antigo chefe do governo, que se encontrava ausente.
dificilmente se pode excluir a França do que se passa na Guiné-Bissau. Desde o final do seculo XIX que são constantes as tentativas que faz para dominar aquele pequeno território, o unico pedaço que lhe falta para construir um imenso e rico império pós-colonial!
vão ter alguma dificuldade em substituir Nino...mas acabarão por o conseguir!