Alexandra Costa (antena 1) resume um comunicado do MOPC
Paulo Rangel questionou o Governo sobre os milhões de euros que são transferidos para uma instituição que tem sede no Ministério de Mário Lino e é uma ‘fundação fantasma’ para onde foram transferidos milhões de euros.
A"FCM - Fundação para as Comunicações Móveis" é uma instituição de direito privado, reconhecida pelo Despacho n.º 28305-A/2008, de 4 de Novembro de Jorge Lacão. Tanto quanto se sabe tem sede no MOPC, recebeu 20 milhões de euros de fundos do Governo em 2008 e a totalidade dos 16 milhões de resultados da ANACOM em 2007, mas é uma fundação privada da Sonae-Com, da TMN e da Vodafone, que é dirigida por uma assessora do ministro”
Mário Lino tentou explicar o que é e o que faz esta fundação: “Não estava instalada no Ministério. Havia umas instalações que o Ministério deixou de precisar e ela ficou provisoriamente lá instalada (…) a fundação gere dinheiros que vêm da sociedade de informação e outras contribuições que sejam para o apoio à sociedade de informação”. É a forma mais eficaz e transparente de gerir o programa e-escola, e assegura que já distribuiu um milhão de computadores.
...porque raio é que só me lembro do Vara?