"Os maiores jornais do concelho de Paredes, distrito do Porto, foram comprados por uma empresa que tem como accionistas dois dos principais candidatos autárquicos do PS a órgãos municipais do concelho.
Semanas depois de Artur Penedos, assessor do gabinete de José Sócrates, ter sido anunciado como candidato à Câmara de Paredes foi fundada a empresa Uni, Comunicação SA, actualmente proprietária dos jornais O Progresso de Paredes e o Novas do Vale do Sousa." DN
apenas um acto empresarial diria o "ministro", que nestas coisas da liberdade, é um neo-socialista da esquerda liberal!
porque de liberdade de imprensa se trata, vale a pena ler, na integra, um belo artigo de Nuno Nogueira Santos in Assessores… e “compradores” de que trancrevo apenas um pequeno pedaço:
…
Até este ponto deste meu “guest post”, que gentilmente os autores deste blog me convidaram a escrever, muitos julgarão que me limitarei a falar “no abstracto”, lançando um anátema sobre todos os candidatos socialistas a todas as câmaras, e que não vou dizer sobre quem estou a escrever. Mas enganam-se. O candidato socialista a que me refiro chama-se Artur Penedos, é cabeça de lista do PS às Autárquicas em Paredes e é assessor do Primeiro-Ministro José Sócrates.
O que saberá ele mais do que eu, que sou assessor de imprensa há tantos anos, em matéria de “comprar notícias” ou “condicionar jornalistas”? Talvez a resposta a esta pergunta nem esteja muito longe do candidato. Talvez a resposta a essa pergunta esteja mesmo em Paredes onde, subitamente, dois jornais foram comprados por uma S.A., ganhando ambos a mesma morada, a mesma redacção, o mesmo director, os mesmos telefones e os mesmos “jornalistas” e… claro, a mesma linha editorial cujo conteúdo me escuso a explicar mas que posso classificar como “escandaloso” (um deles era um dos mais antigos jornais da Região do Vale do Sousa e o outro era o único inteiramente dedicado a Paredes)
E não é que essa tal Sociedade Anónima não comprou os tais jornais senão pouco antes de Artur Penedos anunciar que era candidato à Câmara de Paredes? Agora, deixo-vos uma pergunta, porque dizer tudo também já pareceria mal: quem são os accionistas dessa tal S.A.?
O DN avança que, de acordo com documentos disponíveis no site do Ministério da Justiça (http://publicacoes.mj.pt), a Uni foi constituída a 20 de Abril deste ano. E, segundo o registo, tinha como sócios, entre outros, Elias Acácio da Silva Barros, cabeça de lista do PS à Junta de Freguesia de Rebordosa (a maior do concelho) e a empresa Alexandre Almeida, Contabilidade e Consultadoria Lda. , propriedade de José Alexandre da Silva Almeida, número dois da lista de Artur Penedos à Câmara de Paredes. Refira-se que este último ainda aparece nomeado como fiscal único da Uni, Comunicação Social, SA. Refª