sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

(menos) juros a acrescentar ao empréstimo…


O PSI-20 subiu 0,18% para 5.625,31 pontos.
O juro da dívida a 10 anos, a mais negociada no mercado secundário, esteve hoje abaixo da barreira psicológica de 7% pela primeira vez desde que o governo sócrates pediu a ajuda da troika.
A taxa de inflação em Portugal foi, em Novembro de 1,9%, um abrandamento em relação aos 2,1% de Outubro e uma clara descida na comparação anual: 3,8% em Novembro de 2011.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) fixou em 2,8% o aumento das tarifas a clientes finais de electricidade e em 2,5% as tarifas transitórias de gás natural, a partir de Janeiro.
O Porto de Leixões deverá atingir nos próximos dias o recorde de carga movimentada num só ano, um total de 600 mil unidades.
A greve dos estivadores levou a uma quebra de 61% no movimento de contentores no Porto de Lisboa, entre Outubro e Novembro.
Os jovens desempregados com estágios no âmbito do programa Impulso Jovem vão ganhar entre 419,22 euros e 943,24 euros.
O preço do gasóleo deverá descer cerca de 1 cêntimo na próxima semana, enquanto a gasolina deverá ficar inalterada.
O reitor da Universidade dos Açores afirma que a academia terá de “suspender o seu funcionamento” em Fevereiro se se mantiverem os cortes previstos ao financiamento. CYB // ROC Lusa
A Agência Lusa comunicou hoje aos seus trabalhadores medidas adicionais de corte de custos. Em 2013, terão de reduzir pelo menos 11% de Fornecimentos e Serviços Externos, 20% em ajudas de custos e outros 20% em subsídios de função e a empresa deixará de pagar horas extraordinárias.
Os pensionistas poderão deduzir em sede de IRS os valores pagos a título de Contribuição Extraordinária de Solidariedade.
Finalmente a Suíça decidiu intensificar a luta contra o dinheiro estrangeiro não declarado e depositado nos seus bancos.
A dívida da administração pública espanhola aumentou 1,55% no terceiro trimestre do ano, face ao anterior, para 77,4%, do PIB.
Entre os Estados-membros sobre os quais há dados disponíveis, no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2011, a maior queda no emprego pertenceu à Grécia (8,9%), seguindo-se Portugal e Espanha (4,1% em ambos).
A taxa de inflação anual na Zona Euro abrandou para 2,2% em Novembro, abaixo dos 2,5% registados no mês anterior.