Apartir dedia19, os estudantes do concelho de Odivelas vão participar em ateliês de prevenção contra o tabagismo.
Porque Maio é o Mês do Coração (com iniciativas várias, organizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia) e é também o mês em que se comemora
o Dia Mundial Sem Tabaco, a Câmara de Odivelas optou por sensibilizar os mais jovens para as vantagens que ainda podem ter com uma vida sem fumo. Destak 140508
Um erro socrático
Sócrates fuma num avião, mas proíbe os outros de acender um cigarro em espaços fechados. Sócrates benze-se durante inaugurações, e faz ele muito bem, mas os protestos dos correlegionários dão a entender que guarda o gesto para piedosas manifestações públicas. Sócrates indigna-se, e com todo o direito, contra quem tenta bisbilhotar a sua vida privada, mas nas viagens acorda os jornalistas para lhes dizer que estão convidados a acompanhá-lo num jogging matinal.
As piranhas da oposição estão sempre à espreita, neste caso aliados a repórteres que esquecidos que viajavam na comitiva do primeiro-ministro rumo à Venezuela, «traíram» a confiança do anfitreão e chibaram para fora o vício desconhecido dos portugueses. Vício agravado pelo seu exercício num local onde os habituais passageiros fumadores têm que roer as unhas ou mascar pastilhas de nicotina.
De facto, não admira que ninguém queira ir para a política, quando o menor gesto é escrutinado, mas também temos que reconhecer que quem acede a lugares de poder já deve ir preparado para estas devassas, e embuído da máxima de que à mulher de César não basta ser séria, é preciso parecê-lo. Isabel Stilwell editorial@destak.pt 14 05 2008 09.12H
Os responsáveis da TAP vieram justificar que os voos fretados têm regras próprias, certamente impulsionado pelo receio de que o amigo Chavez incitasse o primeiro-ministro português a mandá-los operar às cataratas a Cuba, antes mesmo de privatizar a empresa.
Mas a desculpa cola mal: é que a viagem é oficial, paga do nosso bolso, e seria de bom tom que os governantes fossem os primeiros a respeitar uma lei, de que ainda por cima são os autores. Além do mais, regras como? Será que o aparelho tem as condições todas exigidas para os espaços onde é permitido fumar?
Sócrates, a esta hora, lamenta-se certamente por não ter fumado antes um charro, porque aí teria, pelo menos, Louçã como testemunha de defesa.
Quanto à ASAE já somaram o jackpot à famosa lista de objectivos: apanhar um primeiro-ministro a fumar, dá agora certamente os mesmos pontos que fechar dez mercearias e um hipermercado ao domingo. Isabel Stilwell editorial@destak.pt 14 05 2008 09.12H
não sabia que estava a violar a lei
O primeiro-ministro lamenta a polémica que se criou à volta deste caso e garante que não sabia que estava a violar a lei, até porque já o tinha feito noutras ocasiões sem que se tivesse criado qualquer polémica. O chefe de Governo assegura que a partir de agora sempre que viajar de avião não voltará a fumar, algo que Sócrates confirma ter acontecido nesta viagem para a Venezuela.
José Sócrates anuncia de resto que tomou a decisão de deixar de fumar e reconhece que depois da lei que entrou em vigor no início deste ano o Governo tem de ser o primeiro a dar um bom exemplo.
José Sócrates pede desculpa por ter fumado no voo que o levou de Lisboa para Caracas, onde está a cumprir uma visita oficial à Venezuela.
O pedido de desculpas tinha sido exigido pelo presidente da Confederação para a Prevenção do Tabagismo, que, entretanto, se manifestou satisfeito com o acto de «contrição» de José Sócrates.TSF 140508
Com amigos destes... para que servem os partidos da oposição!!!