segunda-feira, 5 de maio de 2008

o ministro garante que não se demite!


nada faltará em termos de segurança e...
O ministro da Administração Interna garantiu hoje que «nada» faltará ao Algarve em termos de segurança durante o Verão, a época de «maior risco» e que merece questões «mais apuradas» de reforço devido ao turismo.

Rui Pereira falava aos jornalistas à margem da cerimónia de apresentação do dispositivo operacional de combate aos fogos florestais do distrito de Faro para 2008, que se realizou em Lagos. Questionado pelos jornalistas sobre o reforço previsto para a região, Rui Pereira não adiantou números, mas disse que o Governo tratará de providenciar para o Algarve o reforço considerado «necessário» e «útil».
«Estamos a ver quais são as necessidades, para garantir a segurança da população do Algarve mas também dos turistas e vamos fazer tudo para que haja toda a segurança necessária», afirmou Rui Pereira.
O ministro da Administração Interna lembrou que até ao final da legislatura serão admitidos cerca de 4500 agentes da PSP e militares da GNR e que, ainda este ano, serão adquiridas quase mil novas viaturas para ambas as forças de segurança.
Quando ao dispositivo para o combate aos fogos a nível nacional, estarão disponíveis 56 meios aéreos, 2300 viaturas e cerca de 9600 homens.
Sol 2a-feira, 5 Maio 2008

... dispositivo foi reforçado para combater os fogos florestais, mas
“Este ano dispomos de um dispositivo mais forte do que nunca. Que conta com 56 meios aéreos, incluindo nove da Empresa de Meios Aéreos do Estado. Que conta com mais de 2.300 viaturas e mais de 9.600 homens e mulheres empenhados em desenvolver este combate”, afirmou o governante, que hoje se desloca a vários pontos do país para dar a conhecer os meios existentes.
“Com maiores ou menores dificuldades, o que posso garantir é que na fase de maior risco, a fase Charlie (entre 1 de Junho e 30 de Setembro) iremos dispor de 56 meios aéreos”, frisou.
Estes 9.600 homens e mulheres “são bombeiros voluntários, mas também bombeiros profissionais, sobretudo os canarinhos que já estão disponíveis em duas companhias e em sete distritos considerados de risco elevado, também elementos das forças de segurança da GNR, do serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro, da PSP, das Forças Armadas, dos órgãos da Polícia Criminal e Sapadores Florestais”, afirmou Rui Pereira.
Cristina Sambado, RTP 2008-04-26 18:08:39

... o programa segue dentro de momentos, com outras promessas!