A poucos dias de abandonar a presidência do INATEL, Alarcão Troni, afirmou que vai enviar à Procuradoria-Geral da República um dossiê sobre várias tentativas de expropriação de terrenos em Albufeira que considera terem contornos "suspeitos".
Em causa estão o campo de futebol do INATEL, um terreno com 12 mil m2 na zona mais nobre da cidade, e a mata de Albufeira, considerada o maior pulmão verde do Algarve.
"Tudo o que assinei teve por base pareceres da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e nunca foi contrariado por aquele organismo", afirmou José Eduardo Martins ao CM.
Por resolver está ainda o destino do chamado Edifício da Praia, um ex libris de Albufeira e um dos mais famosos centros de férias do INATEL. Recorde-se que no Governo de António Gueterres o então ministro do Ambiente, José Sócrates, defendeu a demolição daquele imóvel. Uma tese que parece estar a ganhar novos adeptos... in CM 110508
Fundado em 1935 como Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (FNAT), o INATEL foi transformado em instituto público depois do 25 de Abril de 1974. O seu regresso à figura de Fundação já foi aprovado em Conselho de Ministros, com o objectivo de flexibilizar a gestão e tornar mais competitiva a prestação de serviços.
O INATEL detém um património avaliado em mais de 110 milhões de euros, entre prédios, matas, obras de arte e outros activos sob gestão. Tem 250 mil sócios e 21 centros de férias espalhados por todo o País.