terça-feira, 3 de novembro de 2009

o pior cego...


O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, admitiu pela primeira vez que o défice orçamental pode ficar acima dos 5,9% do PIB que previu em Maio passado, após a Comissão Europeia estimar um défice orçamental de 8%.

Para a CE com a economia a registar uma contracção de 2,9 por cento em relação a 2008, o défice orçamental deverá ser de oito por cento em 2010 e aumentará para 8,7 em 2011.
Por outro lado a divida pública deverá alcançar os 77,4 por cento este ano e chegar aos 91,1 % em 2011. DN

As Previsões do Outono hoje divulgadas pela Comissão Europeia «não constituem surpresa para o CDS», referiu a deputada Assunção Cristas.
«Nós sempre dissemos que o défice estaria entre os 7,5 e os 8,5 por cento, por isso não é surpresa e confirma que é preciso autenticidade e realismo nas previsões» e considerou "que as previsões de Outono da Comissão Europeia mostram que o modelo seguido pelo Governo está a atrasar a retoma da economia portuguesa. mais no Sol

Obviamente que a opinião do CDS é idêntica a todos os partidos da oposição que foram violentamente criticados por Teixeira dos Santos quando, em Maio, referiram a impossibilidade dos 5,9 %.
Recordo que na altura a expressão usada pelo governo para as criticas da Oposição é que eram “insultuosas”.
Qual será a “nova expressão” que as as agencias de propaganda e publicidade governamental irão criar para esta nova fase?