Diniz, rei de Portugal
À data da sua subida ao trono, o país encontrava-se em conflito com a Igreja. D. Dinis procurou normalizar a situação assinando um tratado com o papa Nicolau III, onde jurava proteger os interesses de Roma em Portugal. Salvou a Ordem dos Templários em Portugal transformando-a em Ordem de Cristo que lhe herdou os bens em Portugal e apoiou os cavaleiros da Ordem de Santiago que se separaram de Castela.
Pelo Tratado de Alcanises, em 1297, firmou a Paz com Castela, definindo-se nesse tratado as fronteiras actuais entre os dois países ibéricos (embora se mantenha a espanhola ocupação de Olivença...).
D. Dinis foi um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo. Aos nossos dias chegaram 137 cantigas da sua autoria, distribuídas por todos os géneros (73 cantigas de amor, 51 cantigas de Amigo e 10 cantigas de escárnio e maldizer), bem como a música original de 7 dessas cantigas (descobertas casualmente em 1990 pelo Prof. Harvey L. Sharrer, no Arquivo da Torre do Tombo, num pergaminho que servia de capa a um livro de registos notariais do século XVI, e que ficou conhecido como Pergaminho Sharrer).
efemérides:
1261 – Nasce D. Dinis (m. 1325)
1915 - As tropas alemãs e austríacas invadem Belgrado.
1930 - A piloto Laura Ingalls é a primeira mulher a voar sozinha pelos Estados Unidos.
1934 - Assassinado o rei Alexandre I, da Jugoslávia, que estava em viagem oficial pela França.
1940 - Nasce John Lennon, cantor e membro dos Beatles.
1967 - É morto na Bolívia o guerrilheiro argentino Che Guevara.
1978 – Faleceu Jacques Brel, compositor e cantor belga. (n. 1929)
1980 - Começa a funcionar nos EEUU o serviço bancário por computador, home banking.