segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Nas autárquicas "valem o que valem"

(Com a ajuda de "IA generativa" na pesquisa de dados)
Actualização com as sondagens mais recentes (publicadas até Setembro de 2025) para as eleições autárquicas / panorama político local, com foco nos partidos PS, PSD/AD e CHEGA:
Intenções de voto nas eleições em geral
. No barómetro DN / Aximage de setembro, o CHEGA aparece pela primeira vez em primeiro lugar entre as intenções de voto: 26,8 %. (Diário de Notícias)
. A AD (PSD/CDS) surge em segundo, com 25,9 %. (Diário de Notícias)
. O PS está em terceiro, com 23,6 %. (Diário de Notícias)
. As diferenças entre os três partidos situam‑se dentro da margem de erro (~4,1 p.p.) nesse barómetro. (Diário de Notícias)
. A liderança inédita do CHEGA indica uma crescente volatilidade no eleitorado e uma viragem para a direita fora do “arco de governação” tradicional. (euronews)
Esses resultados nacionais alimentam expectativas de que as eleições autárquicas de 2025 poderão refletir “efeitos de onda” nacionais, embora existam muitos fatores locais que podem alterar os resultados nos municípios.
Sondagens a municípios "de relevo"
Lisboa
Não há sondagem confiável exclusiva para a Câmara de Lisboa que destaque PS / PSD / CHEGA.
Mas o contexto nacional sugere que o CHEGA pode tentar capitalizar em distritos urbanos como Lisboa, especialmente se mobilizar bem eleitores jovens ou descontentes com os partidos tradicionais.
Porto
A sondagem do ICS/ISCTE para o Expresso / SIC revela que o candidato do PS, Manuel Pizarro, estará à frente do candidato do PSD (Pedro Duarte) por cerca de 3 pontos percentuais. (Expresso)
Um avanço modesto e dentro da margem de erro (~3,5 p.p.), o que reforça a disputa acirrada. (Expresso)
Mas, aparece o candidato independente/terceira via (Nuno Cardoso) como fator disruptivo, com cerca de 13,5 % das intenções de voto no Porto, o que pode fragmentar votos tradicionais. (Porto Primeiro - Nuno Cardoso)
Faro
Numa sondagem formal depositada no ERC para Faro (parte do processo oficial de sondagens para as autárquicas 2025. Mas sem acesso público a números específicos.). (ERC)
Contudo o facto de existir sondagem oficial indica que Faro é um concelho acompanhado por institutos de Estudos de Opinião, o que sugere relevância competitiva.
outros Concelhos chave
. Em Sintra, uma sondagem recente (realizada entre 3 e 14 de Setembro) posiciona Ana Mendes Godinho (PS) como líder das intenções de voto. (marktest.com)
. Em Sintra também se comenta empate técnico tripartido entre PSD, PS e CHEGA, sinalizando uma disputa muito aberta no concelho e possível variação conforme a mobilização eleitoral. (Instagram)
. Em Braga, o Secretário-Geral do PS afirmou que as sondagens mostram uma “subida consolidada” do partido, o que sugere algum impulso regional favorável ao PS. (RTP)
Interpretação e risco
. O CHEGA está emergindo como força ascendentes a nível nacional e pode transformar isso em ganhos locais, principalmente onde os partidos tradicionais estiverem fracos ou mal mobilizados.
. Nos grandes centros urbanos (Porto, talvez Lisboa), o PSD/AD tenta manter ou recuperar terreno, mas corre risco face ao PS ou candidaturas alternativas que fragmentem o voto de direita.
. No PS, há sinais de reavivamento em distritos como Braga, e em municípios onde já tinham presença forte ou incumbência.
. Concelhos com perfil médio/pequeno ou com eleitorado mais voltado para personalidades locais podem ver surpresas, com CHEGA ou candidaturas independentes sendo decisivas no “efeito puxão” local.