quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

juros a acrescentar à divida…


O Psi20 fechou a perder 0,14% para 6.001,53 pontos.
Como consequência do resultado das eleições italianas os juros exigidos no mercado secundário para se deter dívida portuguesa tiveram ontem aumentos significativos, com a maturidade a dez anos a ter a maior subida diária desde 25 de Julho de 2012.
Contudo hoje as taxas de juro associadas à dívida portuguesa estão em queda em todos os prazos, contrariando as subidas expressivas que se registaram ontem.
Os governos da zona euro estão a estudar formas de ajudar Portugal e Irlanda a regressar aos mercados de dívida soberana.
O impasse politico em Itália travou o regresso de Portugal aos mercados.
A agência Moody’s afirma que o resultado inconclusivo das eleições em Itália tem implicações negativas para o “rating” do país mas também para as outras nações mais fragilizadas da Zona Euro, como Portugal e Espanha.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de clima económico melhoraram em Fevereiro.
A Fitch estima que os bancos portugueses vão continuar a registar imparidades para perdas com crédito.
A TAP vai reforçar as ligações aéreas entre Portugal e Moçambique com quatro voos por semana a partir do mês de Abril e cinco durante o Verão.
O INE divulgou hoje que, devido ao efeito da greve dos estivadores, o movimento de mercadorias nos portos nacionais diminuiu 5,8% no quarto trimestre de 2012, apesar do aumento registado em Outubro.
A ministra da Agricultura e do Mar afirma que o desenvolvimento da Economia do Mar, que representa 2,4% da produção nacional e 2,3% do emprego, vai permitir, até 2020, um aumento da contribuição directa do sector do mar em 50% para a criação de riqueza portuguesa, o que corresponderá a valores entre 3 a 4% do Produto Interno Bruto Português".
O presidente executivo da Jerónimo Martins, que hoje perdeu 6% na Bolsa de Lisboa, afirmou que o grupo, este ano, vai investir 100 milhões de euros na Colômbia e abrir entre 30 a 40 lojas Ara.
A economia britânica caiu 0,3% no último trimestre do ano passado em relação aos três meses anteriores, pressionada pela diminuição das exportações.
Espanha fechou 2012 com um défice das contas públicas de 6,7% do PIB.
A execução orçamental de 2012 da União Europeia foi de 144,4 mil milhões de euros, representando 99,9% do valor inscrito, o valor mais alto de sempre.
A Comissão Europeia proibiu a compra da companhia aérea nacional da Irlanda Aer Lingus pela companhia aérea low cost Ryanair, para evitar que se produza uma situação de "monopólio absoluto".
A tália vendeu quatro mil milhões de euros em obrigações a 10 anos, a uma taxa de 4,83% (superior aos 4,17% de 30 de Janeiro) e, a cinco anos, 2,5 mil milhões de euros a 3,59% (muito acima dos 2,94% do leilão passado).
O euro sobiu 0,34% para 1,3106 euros.