O PSD de Pedro Passos Coelho, com 43,9%, subiu 13 pontos percentuais em apenas dois meses nas sondagens. A mais recente, divulgada ontem, coloca os sociais-democratas à beira da maioria absoluta e muito longe do PS que mereceu apenas 27,6% das intenções de voto.
De acordo com a TSF, estes resultados estariam perto das eleições de 2005, mas com papéis invertidos: nessa altura, o PS conquistou a maioria absoluta com 45% e a coligação PSD/CDS-PP ficou-se pelos 29%.
O CDS-PP recuperou e encontra-se agora em empate técnico com as outras forças políticas mais pequenas representadas na Assembleia da República. O partido de Paulo Portas foi o preferido de 7,5% dos inquiridos, logo atrás do Bloco de Esquerda, com 7,7%, e à frente da coligação PCP-Os Verdes, indicada por 7,1% das pessoas.
Os questionários foram realizados de 18 a 20 de Maio, já depois do anúncio sobre as medidas de austeridade para combater o défice do Estado. DN
A agência LPM merece os parabéns por mais esta vitória apesar de PPC estar cada vez mais parecido com o Pinto de Sousa que também foi seu cliente.