Três noites de violência na capital dinamarquesa
Na origem da revolta está a venda de um edifício ocupado ilegitimamente desde 1982. Embora tenham chegado mais anarquistas de países vizinhos para se juntarem aos protestos, a noite foi a menos violenta desde sexta-feira.
A polícia de Copenhaga prendeu dezenas de pessoas na madrugada de domingo, naquela que foi a terceira noite consecutiva de protestos contra a expulsão de um grupo de anarquistas, que ocupava um edifício, transformado em centro da juventude, no centro da capital dinamarquesa.
A madrugada começou com pequenos grupos de protestantes a atirarem pedras à polícia e a pegarem fogo a alguns caixotes do lixo. Embora os manifestantes tenham ainda incendiado alguns carros, nunca se atingiu o nível de violência de sexta-feira e sábado, onde 25 pessoas ficaram feridas.
...A Dinamarca mais habituada à paz e à tolerância, não via nada assim desde 1993 e isso reflectiu-se nos seus moradores. “A ideia de uma sociedade alternativa é boa. E precisamos de ter espaço para todos, mas a violência dos últimos dias não é aquilo que acredito ser uma sociedade alternativa”, referiu Berit Larsen enquanto assistia à manifestação. Expresso domingo, 04 MAR 0713:47