quarta-feira, 30 de junho de 2021

a Guerra Fantastica

Guerra Fantástica porque, apesar da humilhante derrota infligida aos invasores, os recontros mais importantes não foram batalhas convencionais mas acções de guerrilha conduzidas pelas milícias locais
ver a partir do minuto 22
Na sequência da Guerra dos Sete Anos que assolou a Europa devido ao conflito que opôs a Inglaterra à França, a Espanha assinou com a França o "Pacto de Família". De forma a privar a Inglaterra de bases navais no Atlântico, a Espanha decidiu invadir Portugal, pelo que no inicio de Maio de 1762, as tropas espanholas entraram em Trás-os-Montes, ocupando Miranda, Bragança, Chaves e Torre de Moncorvo. A Guerra Fantástica iniciou-se em 18 de Maio quando Portugal declarou guerra à Espanha e à França devido à violação de fronteiras.

Neste contexto e para prestar auxílio militar que o conde de Lippe foi nomeado marechal-general do Exército português, reorganizando-o e criando um plano de campanha defensiva contra as tropas espanholas, que entretanto invadiram a praça de Almeida, concentrando as tropas portuguesas em Abrantes. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fant%C3%A1stica )

Sem comentários: