quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Aos 60 anos pode-se reformar, mas aos 65 não.!!!

Depois do episódio das Raríssimas e da ideia peregrina de querer tirar dinheiro dos pobres da Santa Casa para investir no Montepio, esta talvez tenha sido a semana politicamente mais infeliz para o “ministro” da Segurança Social.
O Vieira Silva prometeu, e bem, rever as regras das muito longas carreiras contributivas. [...] Só que, a reboque do Bloco e do PCP, quis ir mais longe e comprometeu-se, no Orçamento do Estado, a terminar em 2019 com a dupla penalização que sofrem os pensionistas com 60 anos ou mais e que queiram antecipar a reforma.  [...]
O nosso sistema de previdência, não sendo de capitalização, implica que haja solidariedade entre gerações. Se dá mais a uns velhos, vai ter de tirar a outros velhos, ou colocar o menino a pagar mais impostos ou TSU.
Tal como na fábula do velho, do menino e do burro, o Vieira Silva está a tentar agradar a todos, mas nunca vai conseguir: Ou zela pela sustentabilidade do sistema ou agrada à geringonça. 
- Quando coloca a criança em cima do burro, alguém vai queixar-se que o velho vai apeado.
- Quando coloca o velho em cima do burro, alguém dirá que o animal vai sobrecarregado.
- Quando o menino e o velho carregam o burro às costas, são alvo de troça.
O Vieira Silva não pode é tomar-nos a todos por burros e fazer uma reforma em que dá às claras e tira às escondidas.(in “Vieira da Silva e a fábula do velho, do menino e do burro” por Pedro Sousa Carvalho )