" OPEP responsabiliza taxas europeias pela alta dos combustíveis "
TSF 090608 13:53
Chakib Khelil, que também é ministro da Energia da Argélia, fez estas declarações aos jornalistas à margem dos trabalhos da II Cimeira Luso Argelina.
Segundo este responsável argelino, na reunião de 09 de Setembro próximo, a OPEP fará uma análise detalhada à situação do mercado internacional e tomará decisões «para equilibrar o sistema».
«Neste momento, parece-nos que os stocks estão a níveis aceitáveis, que não há um problema de produção, mas que se verifica uma problema - isso sim – de comercialização», sustentou.
«Os actuais problemas nada têm a ver com qualquer questão de oferta e procura», reforçou.
«Por exemplo, na Europa, o preço final da gasolina chega a incorporar mais de 80 por cento de taxas. Na maioria dos casos, na Europa, o preço do petróleo apenas contribui em 25 por cento para o valor final dos combustíveis, que têm em média taxas na ordem dos 65 por cento», advogou o ministro argelino da Energia.
Sócrates apela ao diálogo entre camionistas e Governo[1] TSF 090608 14:52 «O nosso apelo é que haja diálogo – como está a haver - entre o Ministério das Obras públicas e a ANTRAM, para que possam ser tomadas medidas viáveis que atenuem as consequências negativas para o sector», salienta o primeiro-ministro. «Somos sensíveis, mas o que nós pedimos é que todos percebam que desse diálogo devem resultar boas soluções para o sector e para o país», acrescentou José Sócrates. Sobre a greve dos camionistas, que reivindicam gasóleo mais barato, o PM limitou-se a afirmar que é preciso «deixar esse diálogo entregue ao ministério e à ANTRAM». [1] Lembram-se do Engº Guterres?