terça-feira, 26 de março de 2013

campeonato de spin doctors


…em 24 horas, nós, os idiotas úteis, ficámos a saber pela ainda chamada comunicação social que “depende” e “não depende” e que não são 4, são 5,6!
Não bastam as más notícias que lemos nos preçários dos supermercados e ainda temos que ler as boas que esta opinião publicada nos vende.

Foi noticiado até a exaustão nos noticiários de ontem nas tv’s que temos:
“Abebe Selassié garantiu ainda que o desembolso da 'tranche' de dois mil milhões de euros prevista com a aprovação da sétima revisão do memorando para Portugal não está dependente da apresentação do plano de corte dos 4000 milhões de euros, mas que a mesma só deverá chegar a Portugal em Maio, ao contrário do que estava previsto”.
hoje, surpresa, na grande manchete de hoje no “i”:
“Próxima tranche da troika depende de corte de 5,6 mil milhões de euros:
O i sabe que agora vai ser preciso um corte de 5,6 mil milhões de euros para se atingirem os objectivos definidos na sétima avaliação. Esta revisão de valores está de acordo com as reservas do ministro das Finanças quando foi a semana passada ao parlamento e com as muitas cautelas do representante da troika na entrevista que deu domingo à Lusa.”

O que me chateia é que, conhecendo os “autores da notícia”, no caso das tv´s a notícia é para “agitar a malta” e no do “i” para nos preparar para o “plano B” do ministro Gaspar.
Tempos idos numa cadeira de um curso de CS aconselhei os alunos a lerem o jornalista Goebbels, verem o trabalho da cineasta Riefenstahl e estudarem em profundidade Sun-Tzu!
Agora, mea culpa, estou a pagar o mal que lhes ensinei e percebo porque é que os estão a substituir por políticos da reserva…
Mas,
Quem é que assume a responsabilidade de terem retirado a “interpretação” da antiga escola primária e das classes que se lhe seguem?
E a da substituição da leitura de obras completas por “resumos” tipo selecções do reader’s digest?