Apesar do valor recorde do dólar contra divisas
Preço do petróleo continua a baixar em Londres e Nova Iorque
2008-07-16 12:42:00 Reuters
Apesar do valor recorde do dólar contra as divisas internacionais, em particular o euro, o preço do petróleo continuava hoje a abrandar em Londres e em Nova Iorque.
Às 10h49, o preço do petróleo de "Brent" cotado em Londres recuava 1,56 dólares (0,98 euros) em relação ao valor da véspera, para 137,19 dólares (86,21 euros) o barril. O preço do petróleo "light" negociado em Nova Iorque aproximava-se igualmente da cifra registada em Londres, depois de ontem ter baixado mais de seis dólares (3,77 euros), a maior queda numa sessão em 17 anos.
Para o analista Mark Pervan, da consultora de matérias-primas ANZ, "o mercado está mais preocupado com a economia real", em especial com o enfraquecimento do dólar.
As declarações de ontem do presidente da Reserva Federal dos EUA ao Congresso podem ter motivo preocupações acrescidas junto dos investidores, que estarão a aliviar a pressão sobre o preço das matérias-primas, em particular o petróleo. Ben Bernanke traçou um quadro cinzento da economia do país, acentuando os efeitos da fraqueza do mercado residencial e da subida da energia e dos produtos alimentares na economia, que se encontra fragilizada e continua a ser fustigada pela crise do crédito.
|