quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Cheias em Lisboa (para memória futura)

“Nas últimas 24 horas houve bastante noticiário sobre as cheias de Lisboa – pela segunda vez, em menos de um mês,uma parte da cidade ficou debaixo de água depois de uma chuvada intensa. Ficámos a saber que há em Lisboa um plano de drenagem de Lisboa não avança há sete anos, mas que António Costa acha que "não existe solução para as inundações". Para perceber um pouco melhor o que está em causa recupero uma excelente reportagem multimédia da Renascença, onde se mostra com detalhe, mapas e muitos testemunhos o que se passa quando chove muito em Lisboa. E também se fala de propostas, entrevistando o professor do Instituto Superior Técnico Saldanha Matos, autor do Plano de Drenagem de Lisboa, "que se queixa da falta de continuidade dada ao documento. Lá estão as soluções possíveis para minimizar o impacto das precipitações fortes e das insuficiências do sistema de drenagem da capital.” (José Manuel Fernandes in https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/1490fd717051c58c )

Não é admissível hoje em dia, numa cidade que se pretende moderna como Lisboa, que chova um pouco mais intensamente - e não estamos a falar de chuvadas diluvianas, são chuvadas perfeitamente normais - e tenhamos inundações por toda a cidade. Tem muito que ver com a falta dessas infraestruturas previstas no plano de drenagem.

O plano de drenagem da cidade de Lisboa foi uma ideia minha no âmbito dos estudos preparatórios que, na altura, entendi fazer para a revisão do Plano Diretor Municipal. Constatei que não havia em Lisboa um plano de drenagem, tal como hoje qualquer cidade moderna do mundo ocidental tem. A própria informação, a caracterização da rede de coletores existia de uma forma muito precária. Havia um desconhecimento muito grande sobre o funcionamento desta infraestrutura no subsolo. Era já vereador da oposição, em 2007 ou 2008, quando foi aprovado. (Carmona Rodrigues in http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4180489&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DN-Ultimas+%28DN+-+Ultimas%29&page=-1)