segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Branqueamentos!



Uma entrevista “encomendada” para “branquear” o as declarações ao “Sexta às Nove” da Sandra Felgueiras do Galamba que estava de secretário de Estado Adjunto e da Energia. Aquele programa esteve “retido” pela “prima” Flor que dirigia a RTP.


Regresso à pergunta que lancei no FeiçeBuque:
”Daqui a um ano estarei aqui a perguntar ao Miguel Prado o que é que aprendeu (ou ganhou) com esta entrevista?”

"Reconduzido na tutela da Energia, João Galamba tem estado no olho do furacão com a polémica do lítio. Mas continua a trabalhar em vários dossiês da transição energética. Em entrevista ao Expresso revela algumas das novidades sobre o próximo leilão de renováveis em Portugal.
Desde 2012, com a saída do então secretário de Estado, Henrique Gomes, que se fala muito do lóbi da energia. É um sector fatal para governantes?
É um sector desafiante, porque num certo sentido é o sistema nervoso de uma economia e da sociedade. Não há nenhuma actividade económica nem nenhum cidadão que possa prescindir da energia. É um sector que requer uma visão global do país. No momento que vivemos hoje, de transição energética, essas características estruturais do sistema energético tornam-se ainda mais importantes.