sábado, 13 de abril de 2019

...e, de repente, dei por terem passado 30 anos!

Esta é uma fotografia do dia da inauguração do Pavilhão Poli-desportivo da Junta de Freguesia de Benfica. 
Estavam acabadas a “requalificação para instalações da Junta” da antiga sede do Sport Lisboa e Benfica com a instalação dos Serviços Administrativos da Junta – incluindo a sua informatização -, do espaço para a realização das Assembleias de Freguesia, do novo Centro Clínico e do Centro Cultural. A Piscina (de “água quente” dedicada ao ensino da Natação) tinha sido concluída um ano antes e nela funcionavam 14 Escolas de Natação das Associações Desportivas da Freguesia .

Da esquerda para a direita:
O Vogal da Cultura e Desporto, Fernando Saraiva, que nos anos seguintes virá a ser um notável Presidente da Junta em mandatos que marcam profundas mudanças na Freguesia.
Augusto Teixeira, assessor do Vogal da Cultura e Desporto. Do seu trabalho resultaram, entre outras, a criação da Associação de Comerciantes de Benfica, as Feiras de Produtos Regionais, as iluminações de Natal das principais ruas da freguesia. Teixeira virá a ser Vereador e Presidente de Junta. em município e freguesia, no Distrito de Viseu.
O Vogal para Actividades Desportivas, Fernando Henriques, da sua aplicação ao serviço dos fregueses resultaram os Campeonatos de Futebol de Salão que envolveram todas as Associações Desportivas da freguesia, os Campeonatos de Judo (organizados com a direcção do Mestre Carlos Santos) – um deles internacional e, em anos sucessivos, duas deslocações a França dos atletas da Junta aos Campeonatos Europeus de Juniores em Moirans.
O Presidente executivo e Secretário da Junta, José Costa Deitado, e o Presidente e Deputado Municipal, Manuel Damásio.
José Spinolaassessor para a Área Social,  a quem se deve muito do trabalho de recuperação efectuado nos espaços mais degradados da Freguesia. De salientar a sua acção na recuperação dos danos causados pelo incêndio que destruiu as habitações de uma antiga família (de origem cigana) que há mais de duzentos anos  era referenciada na antiga freguesia de Benfica, ainda do Município de Belém.
O Vogal Tesoureiro da Junta, Carlos Fernandes, sem o qual não teria sido possível realizar todas as obras -Centro Clínico, Centro Cultural, Piscina e Pavilhão Poli-desportivo– com recursos financeiros da Junta e praticamente sem recorrer ao público do Fundos de Equilíbrio Financeiro.
Não está na fotografia a Vogal da Acção Social e Centro Clínico, Teresa Alcântara, que transformou o Posto de Enfermagem vindo das antigas instalações da Estrada de Benfica num moderno Centro Clínico com Direcção Clínico e duas dezenas de Especialidades Médicas. A ela se ficou também a dever a criação do Serviço Jurídico de Apoio aos Fregueses e Retrato Social da Freguesia baseado num Estudo de Opinião apurado num milhar de entrevistas presenciais.
A titulo de “curiosidade”:
ao tempo nem os Membros do Executivo, nem os assessores eram remunerados. Trabalhavam a titulo gratuito!