sexta-feira, 1 de março de 2019

Foi na tarde de 30 de Junho de 2013 que este SMS seguiu até ao destinatário:
"Tem disponibilidade para lhe fazer algumas perguntas acerca dos ‘velhos’ a que alude o Pulido Valente? António Peixoto."
A resposta à mensagem chegou uns minutos depois: 
"Caro, não li o Pulido Valente. Podemos falar se me enviar para mail. pmarques@ps.parlamento.pt.".
“...Peixoto, antigo quadro das Finanças, que durante anos, sob o pseudónimo de "Miguel Abrantes" alimentou o blog "Câmara Corporativa". A "Operação Marquês" revelou que Peixoto recebia 3500 euros/mês para o efeito. E também revelou alguns dos seus contactos directos. Além do Pedro Marques, Peixoto recolhia informação junto de João Galamba, secretário de Estado da Energia, e falava frequentemente com o comentador Pedro Adão e Silva. A jornalista Fernanda Câncio é outra das suas interlocutoras.”
Como noticiava o Sol em 2016, “José Sócrates, enquanto primeiro-ministro, pagou uma avença mensal a um blogger para veicular opinião e informações favoráveis ao seu Governo, ao PS e a si próprio – defende o Ministério Público. O blogger em causa, António Peixoto (ver mais sobre o assunto aqui), escrevia sob o pseudónimo Miguel Abrantes no blogue Câmara Corporativa (também conhecido como Corporações), criado em 2005 para defender o Governo de Sócrates. (…) O blogue nasceu em 2005 e era pago por Rui Mão de Ferro, sócio de Carlos Santos Silva, que também sustentou uma avença a Domingos Farinho, o suposto autor do livro de Sócrates.”
Em 2017, o Observador noticiava “Ministério Público em busca de mais pagamentos a bloggers socráticos” – “António Peixoto terá recebido mais de 76 mil euros para alimentar um blogue que atacava os adversários de José Sócrates. Não terá sido o único blogger a ser pago para elogiar a obra do ex-1.º ministro”.

Aliás, já em 2010, o CM noticiava “Campanha com meios públicos Sócrates foi apoiado por blogues alimentados em informação e argumentários feitos por assessores”. (in https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/cabeca-de-lista-do-ps-fez-parte-da-rede-do-blogue-camara-corporativa )