A derrota da esquerda americana é muito mais profunda do que parece. Não se trata apenas de uma derrota eleitoral, contudo a maioria dos jornalistas e comentadores tenta convencer-nos de que, na verdade, os eleitores de Direita são ignorantes e, pior ainda, incapazes de ler uma notícia ou comentário de jeito, isto é um "artigo de esquerda ou, preferencialmente de extrema-esquerda.
Muitos jornalistas e comentadores vêm de contextos urbanos e educacionais que podem levar a uma desconexão com as realidades e preocupações dos eleitores rurais ou de classe trabalhadora. Essa desconexão pode resultar em estereótipos sobre a sabedoria ou o conhecimento desses eleitores.
Os mídia frequentemente buscam narrativas simples e impactantes. A ideia de que os eleitores de Direita são "ignorantes" é uma generalização que pode ser mais fácil de comunicar do que uma análise mais profunda das suas motivações e preocupações.
Existe entre os alegados jornalistas uma crença de que a educação e o acesso à informação são determinantes para a escolha política e isto leva-os à ideia de que aqueles que votam à Direita não estão bem informados ou não têm uma educação formal adequada.