quinta-feira, 30 de junho de 2011

sobre TODOS os rendimentos que estão englobados no IRS...

adopção, de carácter extraordinário, de uma contribuição especial que incidirá sobre todos os rendimentos que estão englobados no IRS, abrangendo todos os tipos de rendimentos”. PPC no Parlamento

O novo Primeiro-Ministro acaba de anunciar que o Governo vai adoptar, apenas este ano, «uma contribuição especial para o ajustamento orçamental» em sede de IRS «equivalente a 50 por cento do Subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional». Medida que, espera-se, possa cumprir um adicional de cerca de 800 milhões de euros de receita e que se irá juntar ao esforço que as administrações públicas vão ter de fazer em montante um pouco superior.

Temo o articulado, bem hermético, de Passos Coelho: “equivalente a…” seja apenas o “rabo de fora” de uma frase bem estudada por especialistas em comunicação – os mesmos, ou outros, que em tempos recentes aconselharam um quase esquecido ex - Primeiro-Ministro – que pode ter inúmeras interpretações, algumas altamente gravosas, se aplicadas aos reformados ou aposentados de uma única pensão.