quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Não passamos de sonâmbulos ...

Claro que podemos continuar a fazer de conta que o Bloco é apenas uma versão um pouco mais colorida do PS, que Francisco Louçã, com aquele ar entre o professoral e o seminarista, para mais ilustre conselheiro de Estado e membro do conselho consultivo do Banco de Portugal, é hoje um inofensivo trostkista reformado, e que para além do cuidado que é preciso ter com os impostos idealizados pelas Mortáguas, males maiores não virão dessas bandas.
Sinceramente, não creio.
[.] a verdade realmente inquietante é parecemos estranhamente desarmados perante um discurso insinuante que gradualmente se torna o discurso dominante, um discurso intolerante que trata tudo o que se desvie da sua norma como “discurso de ódio”, um discurso normativo suficientemente poderoso para condicionar a nossa própria forma de pensar.
[.]  Uma das responsáveis pela organização do acampamento de verão do Bloco, sempre um acontecimento, que este ano foi mais contido nas temáticas – já não teve workshops sobre “desconstrução da masculinidade tóxica” ou debates sobre “a propriedade é o roubo: socialização dos meios de produção”, como o ano passado, ficando-se por temas mais comedidos como “Classe contra classe, até à vitória final”, “Nem NATO nem generais” ou “pinkwashing” –, mas que mesmo é sempre uma boa montra para entender a verdadeira natureza da nossa esquerda radical.
A ideia já não é a do “assalto ao Palácio de Inverno”, replicando o gesto audacioso dos bolcheviques na Petrogrado de 1917.
mas 
Nos workshops [do “acampamento anual”] sobre “acção directa” e “autodefesa” os jovens do Bloco preparam-se – melhor: treinam-se e são treinados – para a acção revolucionária. Porque vão fazer a revolução? Mesmo eu que acho que ali há poucos inocentes não penso que “a revolução” esteja para amanhã, pelo menos aquela revolução de que estivemos muito perto nos meses quentes de 1974 e 1975, isto é, uma revolução que subverta radicalmente o regime. 
[Contudo, se não a travarmos, será para depois de amanhã!] (in “Sonâmbulos. Não passamos de sonâmbulos” por José Manuel Fernandes)