segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

o “milagre” que nos tem sido vendido...

Os problemas de fundo da nossa falta de competitividade permanecem e não têm solução à vista. Continuamos sem crescer mais termos anuais do que a média da Zona Euro — veremos os números finais do PIB de 2017 mostram o contrário –, estamos ainda mais atrás da Espanha — que tem taxas de crescimento anuais acima dos 3% desde pelo menos 2016. Mas persistimos em enfiar a cabeça na areia e não olharmos de frente para os problemas estruturais que temos em termos demográficos, em termos de sustentabilidade da nossa Segurança Social ou até a viabilidade económico-financeira do nosso Estado Social.
.

Vem isto a propósito do quase ‘milagre’ económico do Governo de António Costa com contas públicas aparentemente controladas — e com boas novas a caminho já na próxima semana do Instituto Nacional de Estatística sobre os números finais do crescimento do PIB em 2017. 
Esse ‘milagre’, contudo, arrisca-se a ser uma fantasia pelas mesmas razões que levaram à falta de sustentabilidade dos ciclos económicos de Guterres e Sócrates.