1661 - Assinatura da Paz de Haia entre Portugal e a República Holandesa.
Após a reconquista portuguesa de Nova Holanda e com o fim da Primeira Guerra Anglo-Neerlandesa, a República Holandesa exige a colónia de volta em Maio de 1654. Sob ameaça da frota marinha neerlandesa, Portugal cede à exigência da República Holandesa. Porém, Johan de Witt não concorda por achar o comércio mais importante do que a possessão de territórios. Por este motivo é assinado um tratado de paz em 6 de Agosto de 1661 na Haia pelo qual a Nova Holanda foi vendida à Portugal por oito milhões de florins (equivalente a 63 toneladas de ouro).
1945 - Lançada a bomba atómica " Little Boy " sobre Hiroshima, a partir do B-29 "Enola Gay".
Foi a primeira das duas únicas armas nucleares que foram utilizadas em guerra.
A Mk I "Little Boy" tinha 3,2 m em comprimento, 71 cm de largura e pesava 4000 kg. O design tinha um mecanismo igual a uma arma para explodir uma massa de urânio-235 e três anéis de U-235, iniciando uma reacção nuclear em cadeia.
1966 - Inauguração da Ponte Salazar, antes Ponte sobre o Tejo, hoje Ponte 25 de Abril.
A ponte sobre o Tejo foi inaugurada (seis meses antes do prazo previsto, coisa rara/única em Portugal).
Em 1958, os governantes portugueses decidem oficialmente a construção de uma ponte. No ano seguinte, é aberto um concurso público internacional, para que sejam apresentadas propostas para a construção. Após a apresentação de quatro propostas, o que aconteceu no ano de 1960, a obra é adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company, que, já em 1935, tinha apresentado um projecto para a sua construção.
A 5 de Novembro de 1962 iniciam-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo é inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas, das quais se destacam o Presidente da República, Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás, o Presidente do Governo, António de Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, passando a ser chamada, oficialmente, Ponte Salazar
1978 - Papa Paulo VI, 263º papa. (n. 1897)
Foi eleito Papa em 21 de Junho de 1963. É o primeiro papa a viajar de avião. Concluiu o Concílio Vaticano II que tinha sido iniciado pelo Papa João XXIII.
Os seus críticos viam-no como um papa distante, indeciso e sem carisma, além de pouco propenso a tomar posições firmes com relação a questões delicadas. Carecia de desenvoltura ao expressar-se. Promulgou a Encíclica Humanae vitae, sobre a regulação da natalidade, documento que veio a se constituir num marco decisivo da Doutrina Social da Igreja nas questões sobre aborto, esterilização e regulação da natalidade por métodos artificiais e cuja doutrina, ali explicitada, serviu de base para vários documentos pontifícios posteriores ao tratarem do tema da família, da ética conjugal e da bioética.
2001 - Jorge Amado, escritor brasileiro (n, 1912)
Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de Agosto de 1912 — Salvador, 6 de Agosto de 2001) é um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Existem dúvidas sobre o exalto local de nascimento de Jorge Amado. Alguns biógrafos indicam que o seu nascimento se deu na Fazenda Auricídia, à época município de Ilhéus. Mais tarde as terras da fazenda Auricídia ficaram no actual município de Itajuípe, com a emancipação do distrito ilhense de Pirangy. Entretanto, é certo que Jorge Amado foi registrado no povoado de Ferradas, pertencente a Itabuna.
Em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prémio Camões, o Nobel da língua portuguesa. Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta, Gabriela e Tereza Batista são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.