sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Inovação, incentivos, investimento e... QREN (ah! ah! ah!)

Nao é habito reproduzir ou divulgar empresas... mas o texto que se segue é notável! Um escrito académico, simples, conciso, brilhante!
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Newsletter nº 4 - 08 Incentivos à Inovação O Regulamento de Sistema de Incentivos à Inovação estabeleceu as directrizes de apoio à inovação, no tecido empresarial nacional, bem como ao estímulo ao empreendorismo qualificado e ao investimento estruturante em novas áreas com potencial crescimento. Para garantir estes objectivos e estabelecer critérios de avaliação e hierarquização do mérito dos projectos apresentados, foram aprovados pela Comissão de Acompanhamento dos Programas Operacionais Regionais do Continente e do Programa Operacional Factores de Competitividade, os seguintes factores: A. A qualidade do Projecto; B. O Impacto do projecto na competitividade da empresa; C. O contributo do projecto para a competitividade nacional; D. O contributo do projecto para a competitividade regional e para a coesão económica territorial. O Mérito do Projecto é calculado com a atribuição de uma escala (de 1 a 5) e sua ponderação de por pontuações, previamente definidas. Na perspectiva da EUREQUIPA, estes factores, independentemente da sua interpretação específica para cada incentivo, estão relacionados com um conjunto de que conceitos e metodologias que desenvolve nas suas acções de consultoria, incluindo as auditorias, os estudos de mercado e de avaliação do índice de satisfação do cliente/consumidor, e de desenvolvimento estratégico, com os quais pode contribuir para a apresentação e execução dos seus projectos. A qualidade do projecto, na perspectiva da inovação ou dos actuais conceitos sobre gestão, está relacionada com a missão e cultura da empresa que desenvolve as suas actividades, – aquisição de matérias primas, meios de produção, recursos humanos, meios financeiros, tecnologias da informação e comunicação, e distribuição - de modo a responder às necessidades e satisfação dos seus clientes. Esta concepção de qualidade integra os conceitos de excelência, de conformidade com as especificações e de valor. A qualidade é, nas acções de consultoria da EUREQUIPA, a base da competitividade e da rendibilidade das empresas e outras organizações. Nos mercados abertos à competitividade global ganham as empresas que responderem, just in time, às necessidades, em constante mudança e objecto de novas ofertas, dos consumidores individuais e colectivos. O impacto do projecto na competitividade da empresa, resulta da avaliação das forças e fraquezas dos meios internos – equipamentos, tecnologias, recursos humanos, meios financeiros, organização …-, e das forças e fraquezas dos meios externos, – mercado, produtos ou serviços, preços, distribuição, nível de satisfação das necessidades dos clientes e posição perante os concorrentes. Isto é, o impacto do projecto na competitividade da empresa está relacionado: com a sua missão e os valores dominantes na cultura da empresa que orientam a sua estratégia, a sua organização e as sua relações internas e externas com os fornecedores e com o mercado, para o conhecimento das necessidades e a satisfação dos seus clientes; A definição e desenvolvimento da cultura da missão da empresa é um dos principais serviços que a EUREQUIPA desenvolve, apoiando os seus Clientes, de modo a que todos os seus recursos e meios técnicos e estratégia de gestão estejam envolvidos na sua competitividade. com a sua orientação para segmentos específicos do mercado, Há muitas técnicas para segmentar o mercado e centenas de variáveis que são a base dessa segmentação. A EUREQUIPA desenvolve as suas actividades de segmentação de modo a que os seus Clientes encontrem entre a grande variedade de opções aquela que permite identificar melhor os segmentos de consumidores e aumentar a sua rendibilidade. com o posicionamento dos seus produtos e serviços, com base no conhecimento das preferências e motivações de cada segmento do mercado, A identificação do produto ou serviço pelos consumidores dos segmentos do mercado que constituem o seu Mercado alvo, são a chave do seu êxito. A EUREQUIPA identifica os meios e os processos para aumentar a identificação dos produtos e serviços dos seus clientes, pelos consumidores dos segmentos alvo. com o desenvolvimento de novos produtos/serviços e preços que respondem às necessidades dos clientes em constante mutação, just in time e com o apoio da novas tecnologias da comunicação e da informação, Todos os dias as empresas se encontram perante novas necessidades dos consumidores e novas ofertas dos concorrentes. A EUREQUIPA responde a este desafio dos seus Clientes colaborando na definição de novos produtos e no desenvolvimento de novos serviços ao cliente, para que a sua competitividade e rendibilidade aumentem. com a utilização optimizada dos meios de publicidade e comunicação, O apoio às acções de publicidade e comunicação e à avaliação da sua eficácia, junto dos consumidores e dos pontos de venda são uma das componentes das acções de consultoria da EUREQUIPA. com o desenvolvimento do serviço ao cliente, contribuindo para o aumento da sua satisfação e a sua cadeia de valor, Os serviços ao cliente são umas das principais componentes da qualidade e da satisfação dos Clientes. A EUREQUIPA apoia o desenvolvimento de serviços ao cliente, como principal factor de criação de valor. Alguns destes serviços ao Cliente são suportados pelo estabelecimento de redes de informação e comunicação que permite a optimização deste serviço, on line e interactivo. com os diferentes canais e estratégias de vendas. As novas tecnologias de comunicação e informação permitem a utilização de diferentes canais e de processos para as empresas levarem os seus produtos e serviços, just in time, aos seus Clientes. A EUREQUIPA apoia os seus Clientes na selecção e desenvolvimento dos canais de vendas mais adequados (localização de pontos de venda, utilização de centros de apoio ao consumidos, vendas online, redes comuns de acesso às necessidades dos clientes e outros). O contributo do projecto para a competitividade nacional resulta da capacidade da empresa em responder à concorrência, com os seus meios técnicos e humanos e a sua organização, apoiada em novas tecnologias da comunicação e informação, satisfazendo as necessidades dos clientes, em constante mudança, just in time, e a preços competitivos. A perda de competitividade dos produtos e serviços nacionais está relacionada com a incapacidade das empresas oferecerem, no mercado nacional e internacional produtos que respondam às necessidades dos consumidores, considerando a matérias primas, a competência dos recursos humanos, os meios tecnológicos de produção, a distribuição, a comercialização, os preços e os meios tecnológicos de informação e comunicação. Estes meios de informação e comunicação assumem cada vez mais um papel relevante na competitividade por serem o suporte de CRM / ERP, que estabelecem ligações, em tempo real, entre o consumidor com as suas preferências e o produtor. As tecnologias da informação e da comunicação permitem competir no mercado global e internacional, com os novos produtos/serviços que o cliente procura, e just in time. O contributo dos projectos para a competitividade regional e para a coesão económica nacional, está relacionada com os investimentos em novas tecnologias, a utilização das matérias primas ou dos recursos naturais e a utilização ou com a importação de recursos humanos qualificados que contribuam para o aumento da produtividade e da competitividade. O desenvolvimento sustentável de cada região assenta na utilização dos recursos endógenos, que mediante a utilização de novas tecnologias da produção e da comunicação e informação aumenta a produtividade e os meios económicos do desenvolvimento sustentável da população residente. "
notável...