Porque é que o Costa não pode dizer
as coisas simplesmente como elas são?
Onde está a dificuldade?
A dificuldade está num dos grandes
legados do Sócrates aos seus correligionários: a teoria da “narrativa”. O
princípio da teoria é expedito: não há factos partilháveis entre adversários
políticos, não há informação independente dos interesses de cada um; cada
partido pode e deve construir a sua própria “realidade”, sob pena de viver na
realidade imposta pelo seu adversário. Com isto, Sócrates não estava a aludir à
habitual disputa de interpretação das estatísticas, mas a outra coisa muito
mais radical: à possibilidade e à conveniência de engendrar grandes ficções,
recusando qualquer terreno comum de dados com os adversários. Passou a ser a
regra entre os seus sucessores. Vimo-los assim insistir que em 2011 o país
estava óptimo e as dificuldades só começaram quando a “direita radical”
assaltou o poder.
A “narrativa”, para aqueles que
pretendem passar por gente de esquerda, tornou-se uma questão de identidade.
Quem não repetir a “narrativa”, não é do PS, não é de esquerda, ou está a
ceder, por debilidade ou inconsciência, a uma coisa que se chama “ideologia da
direita”, e que corresponde mais ou menos a toda a informação que não condiz
com os interesses do António Costa e dos seus aliados.
Nada disto, porém, poderia funcionar
sem outro legado socrático no PS: a adopção da visão demoníaca que o PCP e o BE
têm daquilo que chamam a “direita”, e que frequentemente no passado incluiu o
próprio PS. No mundo do PCP e do BE, o pluralismo não é normal. Por isso,
é-lhes impossível conceber a direita como uma expressão legitima da diversidade
de opiniões e de alternativas num regime livre. Pelo contrário, a direita
pareceu-lhes sempre um caso de criminalidade odiosa, a justificar todas as
exclusões e autos-de-fé. Sócrates promoveu esta mentalidade de guerra civil no
PS, o que, em Novembro de 2015, ajudou a explicar a conjugação com o PCP e o
BE: tudo era preferível à continuação do “governo da direita”, porque a direita,
como todo o verdadeiro homem de esquerda sabe, é o mal absoluto. Esta negação
do pluralismo tem também sido fundamental para a produção da “narrativa”, na
medida em que é a caricatura satânica dos adversários que legitima a redução da
discussão pública à propaganda e à contra-informação.