A Estimativa Rápida do Produto Interno Bruto (PIB) aponta para um aumento de 1,5% em volume no 3º trimestre de 2010 face ao período homólogo (1,4% no trimestre anterior). Face ao trimestre precedente o PIB terá registado um aumento de 0,4%. (ver grafico no INE o que é que realmente representa este valor)
Esta evolução no 3º trimestre traduz o contributo positivo da Procura Externa Líquida, ao contrário do sucedido no trimestre anterior, sobretudo em resultado do aumento expressivo das Exportações de Bens e Serviços.
Já o contributo da Procura Interna, que tinha sido positivo no 2º trimestre, foi negativo no 3º trimestre de 2010, devido essencialmente ao comportamento do Investimento.
O por enquanto ministro da Economia, Vieira da Silva, mostrou satisfação com o crescimento da economia, registado no terceiro trimestre deste ano, quando o PIB subiu 0,4 por cento na comparação com os três meses anteriores e subiu 1,5 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado. tsf
O ainda primeiro-ministro, ingº Pinto de Sousa, que está em Macau, ( para participar na 3ª conferência ministerial do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa) afirmou: “é uma boa noticia, que confirma o esforço de recuperação da economia portuguesa”. tsf