“Alguma coisa está mal quando o presidente da TAP ganha tanto ou mais do que o Presidente dos Estados Unidos, quando o governador do Banco de Portugal ganha tanto ou mais do que o presidente da Reserva Federal”.
Na Proposta de Orçamento de Estado do CDS/PP, um grupo de trabalho ficaria incumbido não só de limitar os salários ao do Chefe de Estado como nivelar as remunerações variáveis que, segundo Paulo Portas, em alguns casos chegam a ser mais do que 50 por cento do que as fixas.
A mesma proposta, que o CDS já tinha proposto, avançará legislação acerca da acumulação de salários, além de não permitir prémios de gestão até 2013.
O grupo de trabalho também terá em conta as cláusulas indemnizatórias dos contratos. Todas as propostas de restrições aplicam-se a dirigentes da administração pública directa e indirecta bem como ao sector empresarial do Estado.
Como será fácil de prever os propósitos do CDS/PP dificilmente passarão pelo crivo do centrão PS-PPD/PSD cujos boys seriam os mais afectados… mas a intenção é boa e pode ser que um dia, antes que as galinhas tenham dentes, venha a ser aplicada.
A esperança de um dia vermos a Democracia com que sonhamos nos 25’s tem que ser a última a morrer…não é?