domingo, 12 de fevereiro de 2012

apenas desinformação?

Arménio Carlos, o novo secretário-geral da Inter-Sindical, na “maior manifestação dos últimos 32 anos, segundo alguns marqueteiros e Jerónimo de Sousa, relembrou o episódio polémico, divulgado por alguns pmmj, que marcou a semana: “Não aceitamos e sentimo-nos envergonhados com a atitude de subserviência do nosso ministro das Finanças perante o Ministro alemão. Há que defender os interesses nacionais”. 

Claro que o Carlos, usando a melhor das técnicas da Desinformação, usa apenas parte da verdade da acção. Isto é, apela ao nosso inconsciente nacionalista ou patriótico (envergonhados, subserviência, nosso, defender, etc.) e omite a razão (o ministro alemão na cadeira de rodas). Note-se que se apresentasse a realidade poderia criar nos leitores sentimentos de emoção/comoção (coitado do aleijadinho…) que iriam estragar o efeito pretendido.

Não deixa o Arménio Carlos de reflectir aquilo que muitos de nós, cada vez mais conscientemente, pensamos da política alemã em relação à Europa e ao nosso País, em especial os mais velhos, que se lembram da reconstrução germânica do pós-guerra e do esforço económico de todos os europeus aquando da ainda muito incompleta reunificação, Oeste-Leste, pós queda do “muro de Berlim”