domingo, 7 de dezembro de 2008

António Alçada Baptista: O Riso de Deus

Imaginei um Deus com um enorme sorriso - aquele sorriso da Rita ampliado à dimensão do tempo da história, desde o homem das cavernas até ao dia em que realizasse o tal projecto pressentido.
Disse-lhe:
- Rita: eu acho que Deus tem assim um sorriso como o teu quando nos vê amargurados...
- E eu acho que ele se ri mas é daqueles que andam por aí, muito contentes e convencidos, a fazerem o mundo como está...
Depois, ainda com o mesmo sorriso, levantou a roupa da cama, deitou-se e disse-me:
- Vá. Vem para a nossa Arca de Noé...(António Alçada Baptista; O Riso de Deus) Nasceu a 29 de Janeiro de 1927 de 1927 na Covilhã, faleceu em Lisboa ás 15.00h de 7 de Dezembro de 2009. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, Alçada Baptista, que apenas exerceu advocacia entre 1950 e 1957, tem uma vasta obra literária publicada. Esteve ligado ao jornalismo e à edição. Foi cronista. Mas, principalmente, foi alguém que cultivou algo que quase deixou de existir: era um excelente conversador e a sua excelente memória deslumbrava-me com os momentos vividos da história recente! Lembro-me do tempo em que foi Presidente do Instituto Português do Livro e do dia em que colocou o seu lugar á disposição do novo ministro. Foi confirmado no lugar! O ministro era outro Homem Brilhante: Francisco Lucas Pires. Cada vez mais vamos ficando mais pobres!
RIP