sábado, 13 de dezembro de 2008

a crise está a obrigar o Governo a rever algumas previsões.

O Ministro das Finanças admitiu que o desequilíbrio das contas públicas pode atingir os 3%, no próximo ano. Há poucos meses, o Governo dizia que o défice ficaria em 1,5% mas no Orçamento de Estado de 2009, as previsões já tinham subido para 2,2%. Antes quase todos economistas eram “burros”, agora Teixeira dos Santos juntou-se àquele grupo. Mais vale tarde que nunca.. Mas ainda existe alguma confusão, repare-se: Sócrates diz que economia portuguesa vai continuar a resistir à crise 14 Nov 08 Lusa / Publico José Sócrates afirmou hoje que a economia nacional vai continuar a resistir aos efeitos da crise internacional, sublinhando que Portugal está fora da lista de países europeus em recessão. ... "Portugal não se encontra na lista de países em recessão”, enfrenta “um abrandamento, mas que não corresponde a uma recessão”. Referindo-se ao crescimento homólogo de 0,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), salientou ser um resultado “melhor do que muitos esperavam”. ...“A crise internacional afectou a economia portuguesa, mas estamos melhores que as outras economias europeias, que têm crescimentos negativos”, José Sócrates: "famílias podem esperar melhor rendimento em 2009" 3 Dez 08 "As famílias portuguesas podem esperar ter um melhor rendimento disponível em 2009". O optimismo foi manifestado hoje pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e tem como base as baixas que se esperam nas taxas de juro dos créditos à habitação, nos preços dos combustíveis e na inflação. ... a melhoria do rendimento dos portugueses "advirá da baixa da Euribor e da baixa da taxa de juro". "Isso vai aliviar muito as famílias nas suas prestações para pagarem os créditos à habitação, que são hoje uma componente muito significativa das despesas familiares", ... "as famílias portuguesas podem esperar em 2009 ter uma inflação mais baixa" e assim "ganharem poder de compra, ... a descida dos preços dos combustíveis irá ajudar no aumento do rendimento dos portugueses, "fruto da baixa do preço do petróleo, ajuda que se sentirá também ao nível da economia portuguesa".
Portugal em recessão ainda este ano (dados INE) 10 Dez 08 Segundo o INE, a economia portuguesa recuou 0,1% no terceiro trimestre face aos três meses anteriores, arriscando entrar em recessão técnica em 2008, e cresceu 0,6% face ao período homólogo. Já as taxas de variação em cadeia e homóloga do PIB foram revistas em baixa em 0,1 pontos percentuais face à estimativa rápida de 14 de Novembro. Portugal deverá chegar ao fim de 2008 em recessão técnica, admitiu o governador do Banco de Portugal 10 Dez 08 "Portugal deverá chegar ao fim de 2008 em recessão técnica", admitiu o governador do Banco de Portugal em reacção às Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Nacional de Estatística.
"É uma situação que, um pequeno país como Portugal, teria grande dificuldade em evitar", acrescentou Vítor Constâncio, um dos banqueiros centrais mais bem pagos do Mundo, que também ontem defendeu a redução do próprio salário.

como já vem sendo hábito o Governador do Banco Central chegou atrasado...

mas

... O PS considerou os números do INE um reflexo da crise internacional, enquanto o PSD rotulou-os de 'horríveis', ao mesmo tempo que defendeu que o Governo deve advertir que 2009 'vai ser muito difícil'.

para resolver esta questão

o Governo não diz a palavra “recessão” 10 Dez 08 in Francisco Teixeira in Diário Económico ... “Momentos difíceis” é a expressão utilizada! Não é por acaso que o Orçamento do Estado para 2009 não tem, uma única vez, escrita a palavra recessão.

A expressão é demasiado negativa para um Governo que insiste em falar de confiança - ainda na última semana o primeiro-ministro previa, para as famílias portuguesas, “um melhor rendimento disponível em 2009”. Uma confiança que escasseia nos últimos dados do INE que apontam para uma entrada de Portugal em recessão ainda durante este ano. De um lado o Governo, confrontado com os efeitos da crise na economia real (o que na prática significa dizer constantes revisões em baixa do crescimento e em alta do défice), do outro lado a Oposição que insiste em utilizar palavras duras. “Portugal neste momento já está em recessão e o Governo está sempre a chegar a atrasado em relação ao momento em que deve tomar as medidas” insistiu, Manuela Ferreira Leite durante uma conferência de imprensa na sede do PSD. Na mesma linha, o PCP que falou de “medidas escassas” e “atrasadas”, e o Bloco que antecipa um “desemprego muito maior do que o Governo prevê”. Ontem a contrariar o optimismo da semana passada de José Sócrates e os conflitos que o primeiro ministro diz enfrentar, Teixeira dos Santos foi cristalino:

Temos vivido dificuldades, estas vão continuar em 2009, que vai ser um ano difícil”. Difícil, também, por que o Banco de Portugal prevê o que o Governo ainda não assume:

haverá recessão!