De acordo com os indicadores de conjuntura, divulgados pelo Banco de Portugal, o consumo privado das famílias portuguesas registou no mês passado a primeira queda homóloga (menos 0,4 por cento) desde Agosto de 2009.
Desde Maio, altura em que o Governo anunciou o primeiro Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que o consumo privado começou a desacelerar, passando, de um crescimento homólogo de 2,9 por cento, para a queda de 0,4 registada em Novembro. publico
Realmente ao longo dos três últimos meses os portugueses refrearam a procura pelo crédito ao consumo, mas os bancos estimam que os empréstimos para este fim acelerem durante o quarto trimestre deste ano. jn
E os números, revelados pelo SIBS, quer dos pagamentos a débito, quer a crédito são impressionantes porque excedem, em muito, os de 2009 e aterrorizadores são os 4,5 milhões de telemóveis adquiridos desde Setembro.
...estes portugueses estão doidos! Mas também ninguém lhes explica o que é isso de "estagnação económica", quando chega e que efeitos produz.