sábado, 14 de junho de 2008

SADO 550. Que Saudades!


Guimarães, 13 Jun (Lusa) - A carroçaria de um SADO 550, um utilitário português que é um antepassado do Smart, foi oferecido ao Clube de Automóveis Antigos vimaranense que agora o está a restaurar para que volte a poder circular, disse à Lusa Vítor Borges, presidente do Clube
Com um motor da marca "Daihatsu", modelo 547, o primeiro carro português feito em série, era um carro pequeno, precursor dos actuais microcarros como o Smart. "As semelhanças entre o SADO e o Smart são muitas", referiu o vendedor de automóveis."São pequenos, versáteis, com dois lugares e podem estacionar-se da mesma forma", frisou. Com consumos entre os 4 e os 4,9 litros aos cem, o SADO permitia o estacionamento perpendicular ao passeio, uma "novidade" há mais de vinte anos atrás. "Há relatos de pessoas que garantem ter visto carros destes a circular em Itália e em Inglaterra mas, na verdade, ninguém sabe ao certo onde é que eles estão", frisou o coleccionador.
Com o nome de código "Projecto Ximba", a construção de um carro utilizando materiais portugueses que pudesse interessar a quem fazia pequenas deslocações urbanas, começou a ser desenvolvido em 1975. Até 1978, o projecto algo secreto, limitou-se a testar os motores que melhor se adaptassem a um veículo de três rodas. Como os motores nacionais não apresentaram bons resultados, a equipa que estudava o novo carro, optou por um motor japonês, que é igual nos 500 automóveis fabricados.
O interesse pelo pequeno veículo é confirmado por diversos textos publicados, ao longo dos anos, na revista do Automóvel Clube de Portugal (ACP) e por alguns sites na net, como o que é possível encontrar em http://jcle.pt/sado550/. A revista de Setembro/Outubro de 1982 do ACP, fala no "belo dia em que o SADO 550 apareceu devidamente homologado nas ruas", depois da "ajuda" de técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e do Centro de Mecânica e Materiais da Universidade Técnica de Lisboa.


Devo ter sido um dos primeiros felizardos a ter um SADO... o gozo que aquile automovel me deu! Incontável...