sexta-feira, 6 de junho de 2008

6 de JUNHO de 1944


A Operação Overlord , mais conhecida como Dia D foi uma operação militar realizada pelos países do Bloco Aliado durante a Segunda Guerra Mundial.
A operação consistiu em desembarques em diversas áreas da Normandia e lançamento de pára-quedistas em Sainte Mère Eglise e Sainte Mère du Mont, em França. As praias em que foram realizados os desembarques, que se estendiam, de leste a oeste, desde Ouistreham a Varreville foram denominadas: Sword, Juno, Gold, Omaha e Utah. As defesas terrestres alemãs eram um enorme complexo de fortificações guarnecidas por artilharia pesada e chamadas de Muralha do Atlântico, foram imaginadas pelo Marechal Rommel.
O plano do grande ataque Aliado à foi elaborado pelos mais respeitados generais dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, entre eles Dwight Eisenhower e Montgomery, que contaram com o precioso apoio de Winston Churchill.
Cerca de 132.500 soldados aliados desembarcaram nas praias da Normandia.
Calcula-se que 2.500 militares aliados tenham sido mortos, cerca de 1.000 apenas em Omaha. As baixas totais, incluindo mortos, feridos, desaparecidos ou prisioneiros, são estimadas em 6.600 americanos, 3.000 britânicos, 946 canadianos e cerca de 6.500 alemães
.