quarta-feira, 23 de abril de 2008

O viaduto dos Caniços vai ser demolido?


O viaduto que liga a Póvoa de Santa Iria ao Forte da Casa não tem outra saída senão a demolição. O promotor e a câmara gastaram mais de 1,5 milhões numa obra que se arrasta há seis anos.
O viaduto dos Caniços que liga Póvoa de Santa Iria a Forte da Casa vai ser demolido. A obra iniciada há seis anos está quase pronta, mas foi construída ilegalmente e não oferece segurança para a circulação. A informação foi confirmada a O MIRANTE por fonte envolvida no processo de negociação entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o promotor da terceira e quarta fases do Forte da Casa, José Maria Duarte Júnior. O empresário, hoje com mais de 85 anos, que construiu uma boa parte da vila do Forte da Casa, não esteve disponível para comentar a situação devido a problemas de saúde.
Fonte próxima adianta que o construtor investiu cerca de1,5 milhões de euros na concepção e construção do viaduto. A presidente da câmara garantiu que não haver pagamento de nenhuma indemnização porque o erro da concepção e construção foi dos técnicos contratados pelo promotor. Maria da Luz Rosinha não ignora que os técnicos da câmara aprovaram os projectos com construções em áreas protegidas e que a fiscalização municipal acompanhou a construção para verificar se respeitava o que estava no projecto.
Na reunião pública de 12 de Março, em que a câmara aprovou a declaração de nulidade do alvará de loteamento, a presidente da câmara reconheceu que o viaduto tem pilares assentes numa linha de água e foi construído em terrenos classificados como Reserva Ecológica Nacional (REN) e zona silvo-pastorícia, em Reserva Agrícola Nacional (RAN) onde não é (são) possível (possíveis) construções em betão. (
em português antes do acordo seria: onde não são possíveis construções em betão.)
... in o Mirante, Semanário Regional - Edição de 27-03-2008