sábado, 26 de janeiro de 2019

estou a ficar repetitivo, mas é uma atrás da outra: até a nível de Freguesia o PS também é um antro de ...?

Segundo a  presidenta da Junta de Freguesia de Benfica, Inês De Drummond "puderam votar todos os cidadãos maiores de 18 anos residentes nestes arruamentos, mediante a apresentação do Cartão de Cidadão enquanto comprovativo da sua residência". 
A maioria dos partidos da Assembleia de Freguesia não acompanhou o processo e embora se mencione uma "Associação de Moradores que abrange aquela zona", a Junta de Freguesia não diz qual é. Os únicos que acompanharam o processo foram alguns subscritores da petição que defendia a introdução da EMEL naquela zona. Os comerciantes daquelas artérias ficaram fora do processo. 
Segundo a autarquia votaram 412 moradores de um total 1539 residentes nesta zona. Não obstante, o "FREGUÊS DE BENFICA" contabilizou o número de fogos existentes na zona 45 com os seguintes resultados: 
-Avenida do Colégio Militar (355 fogos, 30 espaços comerciais); 
Estrada de Benfica do  440 ao nº 454 e o nº 503 (107 fogos, 9 espaços comerciais); 
-Rua Barroso Lopes (32 fogos e 2 espaços comerciais); 
-Rua Paulo Renato (75 fogos);
-Rua Dr. João Couto (274 fogos, 6 espaços comerciais); 
-Rua Julião Quintinha (45 fogos, 6 espaços comerciais e um edifício que é um ginásio e um outro que é um templo religioso); 
-Rua Joaquim Paço de Arcos nº 9 ao nº 15 e o nº 2f (estes números são 5 espaços comerciais e o 2f é a torre A do Fonte Nova com 75 fogos).
No total, foram contabilizados 963 fogos e 58 lojas de rua com comércio variado. Considerando que poderão existir duas pessoas por fogo (tal como a própria Junta sempre referiu) estaremos a mencionar um universo de 1926 pessoas (mais 387 que o valor indicado pela JF).
A Junta de Freguesia anunciou o seguinte:
318 votos Sim (77,2%), 94 votos não (22,8%), considerando "que há um amplo consenso entre os moradores desta zona". 
Se o acto de Junta de Freguesia não é legal e põe em causa o Direito Democrático, podendo  do ser considerado um comportamento demagógico de manipulação politica, há um aspecto certo: 
- só uma minoria se terá pronunciado e, ainda menos, se terão manifestado a favor da EMEL. (uma petição a reivindicar a entrada da EMEL nesta zona discutida na Assembleia Municipal só tinha obtido 245 assinaturas). 
.
Por outro lado, não foram consideradas as artérias contíguas à Zona 45. 
O estacionamento tarifado naquela zona pressionar as artérias limítrofes, afectando a Qualidade de Vida dos moradores. O efeito dominó não deixará de ser aproveitado pela EMEL para criar microzonas na freguesia ou alargar a zona 45.